Existe um marco teórico sobre a sustentabilidade pautado em uma visão holística, e de acordo com essa visão, tanto no meio de atuação do ser humano como as consequências de sua atuação, geram/causam influências a partir do meio natural, social, econômico e político. Diante do contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. As dimensões: econômica, política, ambiental e social são consideradas como os pilares da sustentabilidade. Essas dimensões representam a essencialidade do que se define como “desenvolvimento sustentável”. PORQUE II. Só pode ser considerado sustentável quando se trata de um processo que é socialmente includente e equitativo, ambientalmente coerente e conservacionista e economicamente viável e participativo. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
De acordo! A correta é a Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A resposta se encontra na p. 21 onde diz:
"Ainda, de acordo com a visão holística, tanto o meio de atuação do ser humano, entendido como “ambiente”, como as consequências desta atuação, são inseridas em um contexto físico (ou seja, concreto) e/ou abstrato (no nível das ideias), causando influências ou gerando influências a partir do meio natural, social, econômico e político. Neste ponto, inserem-se os pilares da sustentabilidade (Figura 1): "
Figura 1: Pilares da sustentabilidade
Fonte: Elaborado pelo autor (2012)
"Tais elementos (Figura 1) são considerados como pilares por sua essencialidade no que se chama de “desenvolvimento sustentável”. Desta forma, qualquer processo de desenvolvimento só pode ser considerado sustentável e, por consequência, somente se pode falar em sustentabilidade, quando este processo é socialmente includente e equitativo, ambientalmente coerente e conservacionista e conomicamente viável e participativo."