• Matéria: Filosofia
  • Autor: toddynho42
  • Perguntado 7 anos atrás

cite quais são os tipos de conhecimento e explique cada um deles​

Respostas

respondido por: liviacornia
58
O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo.
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência.
O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas.
O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
respondido por: larissamagrani
1

Saberes científicos apresentam informações cunhadas na investigação da realidade, da observação, dos dados e da falseabilidade.

Não são ideias prontas e fixas, pois é necessário serem revisadas e repensadas a cada época.

Suas ideias são objetivas, cuja dúvida é fonte de constante transformação. De modo bem trabalhado, as hipóteses são formuladas e verificadas, para diminuir a porcentagem de erro e tornar as suposições mais próximas da verdade.

A ação pedagógica de cunho tradicional defende uma educação baseada na noção de paideia grega, onde ensina-se a moral e a cultura clássica aos alunos.

Nessa teoria, estão muito presentes a ideia da memorização dos conteúdos, visto que o homem, antes de conhecer algo, não possui conhecimentos prévios, sendo uma tábula rasa de informação. Assim, o professor, numa relação de autoridade para como aluno, detém de toda a sabedoria e precisa transmiti-la aos alunos.

Já a teoria tecnicista é uma vertente que se prende à teoria positivista, sendo a ciência e a razão muito valorizadas. Nas escolas positivistas, há um ímpeto na produtividade, no fazer e na técnica.

Os alunos são direcionados à práxis e a ação, por meio da razão humana, é a sua principal qualidade.

Quanto à tendência progressista, esta tem como pressuposto a valorização do conhecimento empírico dos alunos e sua fonte de vida histórica.

Com uma metodologia dinâmica e construtivista, essa teoria liga conhecimento e aluno por intermédio do mediador, que não é mais detentor de total conhecimento, mas sim, conciliador em sala de aula. Para ela, não dá para falar em verdades universais e absolutas, mas em verdades pautadas na realidade e na visão de mundo de cada agente.

Link: brainly.com.br/tarefa/22970530

Anexos:
Perguntas similares