Encontrar a quantidade ideal de aditivo para uma mistura de concreto não é uma tarefa simples, já que para isso é necessário realizar análises considerando os diversos tipos de materiais que podem ser empregados na produção de um concreto. A caracterização adequada dos materiais e o entendimento das características do aditivo a ser empregado, como sua base química, são fundamentais para a correta aplicação do aditivo. Em aditivos superplastificantes, podemos citar como matérias-primas, comumente utilizadas, os lignosulfonatos, naftalenos e policarboxilatos. Assinale a alternativa correta que representa o que se objetiva obter, em primeira análise, com o uso de aditivos superplastificantes em concretos. a) Redução do consumo de água em, no máximo, 20%. b) Aumento da fluidez e pega retardada. c) Redução da relação água/cimento e consequente ganho de resistência à compressão. d) Relação água/cimento aumentada e aumento de trabalhabilidade. e) Redução de consumo de água de, no mínimo, 5% e pega acelerada.
Respostas
respondido por:
17
c) Redução da relação água/cimento e consequente ganho de resistência à compressão.
Para a determinação da correta quantidade de aditivo em uma mistura de concreto é preciso a realização de análises que considerem os vários tipos de materiais empregados na produção de concreto. Como exemplos de aditivos plastificados temos os policarboxilatos, naftalenos e lignosulfonatos.
O objetivo da primeira análise do uso de aditivos superplastificantes é reduzir a relação água/cimento e, em consequência, ganhar resistência à compressão.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás