Respostas
A Escócia faz parte do Reino Unido, então as regras de imigração são as mesmas da Inglaterra. Fiz um post explicando os tipos de visto possíveis:
Como vir para a Escócia
É difícil conseguir um emprego?
Essa é uma questão bem difícil de responder porque, como em todo lugar do mundo, a qualificação, experiência e sorte da pessoa contam muito. Eu acrescentaria, no caso da Escócia em específico, fluência em inglês e experiência internacional também, porque são coisas que facilitam bastante. Depende também da área de atuação, algumas estão mais em alta, outras menos.
Em uma resposta curta, entretanto, eu diria que é difícil sim conseguir um emprego. E digo isso porque a maioria das pessoas que me faz essa pergunta tem em mente um comparativo com Londres, por ex. Aqui é mais difícil porque é um país menos povoado, de cidades menores. E menos gente significa sempre menos oportunidades e, consequentemente, menos empregos. Mas claro que pode ser que a sua vaga perfeita esteja por aqui e você consiga um emprego em uma semana. É tudo muito relativo.
Um
empregos e conseguir analisar melhor quais seriam suas chances é acessar sites de emprego daqui, tais como o Glassdoor, o Indeed e o Reed.
Esses sites são de todo o Reino Unido, mas é possível fazer busca por cidade e, assim, conseguir até uma comparação razoável de oportunidades.
Outras leituras que podem ajudar a responder essa pergunta:
Escócia: À procura de emprego.
Escócia: a sua oferta de emprego é legítima?
Como é a oferta de empregos para imigrantes ?
Eu não percebo nenhuma diferença entre a oferta de emprego geral ou “para imigrantes”. Os imigrantes estão em desvantagem, geralmente, pela falta de experiência de trabalho no país, que é bastante valorizada em algumas vagas, ou quando não têm a fluência necessária em inglês. Por outro lado, podem estar em vantagem para vagas onde seja necessária uma segunda língua, por ex, call centres, agências de viagens e hotéis.
Quais as profissões em alta?
Muda muito com o tempo, mas geralmente são as profissões associadas às empresas e serviços principais da Escócia, como finanças, engenharia de petróleo e maquinário, tecnologia de informação, desenvolvimento de softwares e games, etcs. Pessoal da área da saúde também é sempre necessário, embora os trâmites para validação de diplomas possam ser bastante demorados. Conheci um casal de médicos italianos que passou um ano trabalhando em restaurantes, até conseguir validar tudo e achar emprego como médicos em Edimburgo. Mas, de novo, é tudo muito relativo e vai depender da área, situação e sorte de cada um.
Sempre cito a sorte porque acho mesmo que pode ser uma questão de sorte encontrar a vaga perfeita, então não há como prever.
Esse site, da BBC, é bem interessante, porque você coloca sua área profissional nele e ele mostra quais países precisam de profissionais com essa formação.
Como é a receptividade com estrangeiros?
Eu nunca me senti mal-vinda ou hostilizada de qualquer forma, aqui na Escócia. Claro que essa é uma pergunta sem uma resposta absoluta porque talvez alguém tenha tido uma experiência diferente da minha e não concorde, mas eu acho os escoceses muito queridos e abertos. Nunca mesmo eu percebi nenhum tipo de diferença na maneira como sou tratada. Quando muito, ainda levo vantagem, porque se percebem que sou estrangeira, ainda se interessam para saber de onde e puxam conversa.
Já morei nos Estados Unidos e na Inglaterra, e também nunca me senti alvo de preconceito nesses países. De novo, essa é a minha experiência pessoal, e talvez eu tenha sorte. Nós sabemos, pelas notícias, que há sim preconceito e xenofobia, e que existem casos de hostilidade com estrangeiros, mas são isolados e atos de uma minoria. Os britânicos, de modo geral, sempre foram muito abertos a outras culturas, e os escoceses me parecem ainda mais.
Um homem escocês tem 76,5% anos de esperança média de vida, uma mulher escocesa tem 81 anos de esperança média de vida. Na União Europeia a Suécia é o país que tem maior esperança de vida entre os homens, a Espanha é o que tem maior esperança de vida entre as mulheres.
Com relação à saúde, a expectativa de vida no nascimento, no Reino Unido, é de 81 anos, um ano a mais do que a média da OCDE, de 80 anos. A expectativa de vida das mulheres é de 83 anos, comparada a 79 anos para os homens.
Escócia (em escocês: Scotland; em gaélico escocês: Alba) é um dos países do Reino Unido e cobre o terço norte da ilha da Grã-Bretanha. Ele compartilha uma fronteira com a Inglaterra ao sul e outra, formada pelo Oceano Atlântico, com o Mar do Norte a leste e com o Canal do Norte e o Mar da Irlanda a sudeste.
No entanto, ao abrigo de um regime de devolução (ou home state) aprovou em finais da década de 1990, que em três dos quatro países constituintes dentro do Reino Unido - Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - votaram a favor de um auto-governo limitado, sujeito à autoriedade do Parlamento britânico em Westminster, ...