Respostas
Em biologia, chamamos de gônadas os órgãos onde os organismos multicelulares produzem as células sexuais (Gametas), necessárias para a sua reprodução. As gônadas femininas estão localizadas no ovário, enquanto as masculinas localizam-se nos testículos. Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.
No desenvolvimento de um macho, por influência de genes SRY e SOX9³, as células somáticas se diferenciarão em células de Sertoli, que cercarão as células germinativas e secretarão o AMF (hormônio anti-Müller, que levará o duto de Müller, responsável pelo desenvolvimento da gônada feminina, a regredir. Já as células mesenquimais já diferenciadas darão origem às células de Leydig, responsável pela testosterona, que é um fator de diferenciação do duto de Wolffian em epidídimo, vasos deferentes e vesícula seminal e induzir a formação do pênis, escroto e prostata.
Hormônios Sexuais:
Testosterona -> Os testículos secretam andrógenos, dos quais a testosterona é a mais importante. Ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas e pela espermatogênese. Ela é também essencial para o crescimento normal, desenvolvimento e maturação do sistema esquelético masculino.
Estrógeno e Progesterona -> Os ovários secretam dois tipos de hormônios: estrógeno e progesterona. O estrógeno promove desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas, a fase proliferativa do ciclo menstrual, ovogênese e ovulação e muitas mudanças durante a gravidez. A progesterona promove a fase "secrecional" (lútea) do ciclo menstrual, preparação do útero para gravidez e preparação das mamas para lactação.
ESPERO TER AJUDADO, BONS ESTUDOS :)
SE PUDER ME SEGUIR PARA FORTALECER EU FICARIA MUITO GRATO <3