Durante a avaliação fisioterapêutica na saúde da mulher é essencial buscar o máximo de informações para conseguir elaborar os objetivos e condutas com maior eficácia. A avaliação deve englobar a investigação da presença de prolapsos, identificar se à mulher sente abaulamento, pressão e peso na vagina e se tem dor lombar recorrente. Além disso, questione a história obstétrica: o número de gestações (G), número de partos normais (PN), número de cesarianas (PC) e o número de abortos (A).
Outras perguntas são importantes nesse momento da avaliação como
Escolha uma:
a.
perguntar se está na menopausa e se já realizou alguma cirurgia, presença de patologias concomitantes como hipertensão, diabetes e doenças neurológicas e as medicações que está em uso.
b.
perguntar se tem relações sexuais frequentes, satisfação sexual e se faz uso de algum método contraceptivo.
c.
identificar presença de patologias concomitantes como hipertensão, diabetes, tumores, e doenças auto-imune, as medicações que está em uso e se tem relações sexuais com que frequência. Incorreto
d.
perguntar se está no período da menopausa, se tem relações sexuais frequentes e se faz uso de algum método contraceptivo.
e.
identificar se a mulher tem uma boa orientação sexual e se sabe bem como funciona o seu ciclo menstrual
Respostas
a. perguntar se está na menopausa e se já realizou alguma cirurgia, presença de patologias concomitantes como hipertensão, diabetes e doenças neurológicas e as medicações que está em uso.
A busca de informações corretas e completas é essencial para a adequada avaliação fisioterapêutica e elaboração dos objetivos e condutas mais eficazes. Tal avaliação aborda a investigação da existência de prolapsos e identificação da sensação de abaulamento, pressão e pesa na vagina da mulher.
Alguns exemplos de perguntas importantes nessa fase são: se está no período de menopausa, se já passou por alguma história, existência de patologias, hipertensão, diabetes, entre outras, etc.
Bons estudos!
Resposta:perguntar se está na menopausa e se já realizou alguma cirurgia, presença de patologias concomitantes como hipertensão, diabetes e doenças neurológicas e as medicações que está em uso.