Lipídios e proteínas podem ser utilizados como fonte fornecedora de energia para a realização de trabalho. Logo, na ausência de grandes quantidades de carboidratos disponíveis, alguns tipos celulares podem fazer uso dessas fontes alternativas.
KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre a metabolização das proteínas, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As proteínas, antes de qualquer outro passo, sofrem a ação de lipases que irão degradá-la em aminoácidos.
Alternativa 2:
Após sofrer a ação de proteases, os ácidos graxos resultantes da quebra das proteínas são enviados para o interior das mitocôndrias.
Alternativa 3:
Após a quebra das proteínas, os aminoácidos precisam passar por uma etapa de remoção do grupo amina, sendo que este grupo amina será convertido em ureia posteriormente.
Alternativa 4:
Os aminoácidos resultantes da quebra das proteínas serão convertidos em piruvato e, em seguida, sofrerão conversão para lactato nas mitocôndrias das células musculares.
Alternativa 5:
A síntese de ureia a partir do grupo amina dos aminoácidos é uma etapa exclusivamente citosólica, não requerendo a necessidade de nenhuma organela, fato este que explica sua ocorrência em células procariontes.
Responder
Respostas
respondido por:
12
A alternativa 5) é a correta.
Assim como o acido clorídrico, que desnatura a amilase salivar, a pepsina tem ação acida e corrosiva, caso fosse secretada sempre na forma ativa, o próprio tecido digestivo poderia ser digerido junto, diferente da amilase.
As proteínas, quando sofrem ação das proteases, são quebradas em aminoácidos, uma parte desses aminoácidos é excretado em sua forma completa, outra parte é utilizada em sua forma completa para formar novas proteínas, já os demais são desaminados.
Espero ter ajudado!
lazarobaltzidiz82:
cade o numero da pag.
respondido por:
10
hop....páginas 174 e 175 - UNICESUMAR/19 - DEGRADAÇÃO DE PROTEÍNA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás