Segundo Feijó e Valente (2004) a perspectiva marshalliana apresenta a firma como um agente ativo e não simplesmente reativo a mudanças externas, principalmente no ambiente ao qual está inserido e interage de forma constante. Posterior a este contexto, a firma passa ser identificada com uma função de produção.
Na perspectiva da coordenação dos contratos da firma, considere as seguintes assertivas quanto ao papel da contabilidade:
I - Informar a proporção de cada participante no contrato da firma
II - Apresentar a informação apenas para os participantes nos contrato da firma
III - Evidenciar a fatia que cada participante possui no resultado da empresa
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a) Somente I e II estão corretas
b) Somente III está correta
c) Somente I está correta
d) Somente I e III estão corretas
e) Somente II e III estão corretas
Respostas
A alternativa correta é a letra D - somente I e III estão corretas.
Em teorias contratuais de firmas, a Contabilidade apresenta-se como essencial para a administração de conflitos, a partir da elaboração e apresentação de demonstrativos contábeis auditados (documentos estes que avaliam os desempenhos e a partir disso, estabelecem normas a serem seguidas de modo que a saúde financeira da empresa não seja abalada por decisões perigosas/inviáveis).
E nesta perspectiva, dentre suas diversas funções temos: informar a proporção de cada participante no contrato (I), evidenciar a fatia que cada participante possui no resultado da empresa (III), e além disso, informar os participantes a respeito do grau de sucesso caso haja cumprimento dos contratos e distribuição de informações para redução de custos e liquidez do processo.