A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um. O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
0 pontos
a)O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.
b)O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
c)A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
d)A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
e)A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
Respostas
Nesse fragmento de Nietzsche, ele expõe três "causas" que fizeram o pensamento grego emergir como a grande filosofia:
- A proposição inicial de Tales de Mileto (Tudo é água) enuncia algo sobre a origem das coisas;
- Não há mitologia nessa ideia filosófica, sem qualquer "fabulação ou imagem";
- Há uma síntese de ideias para explicar o mundo: tudo surgiu de algo, tudo tem uma origem comum.
Assim, podemos observar que Nietzsche mostrou que há uma "racionalidade" velada na filosofia de Tales. Vamos observar as alternativas:
a) INCORRETA. Na ideia de que "Tudo é água", não há impulso para transformar a natureza ou determinar funções a esta, apenas descobrir a origem das coisas (como mostrado pelo item 1).
b) INCORRETA. Para Nietzsche, não há metáfora ou fabulação na explicação primeira dos gregos, vide item 2.
c) CORRETA. De acordo com Nietzsche, o impulso da filosofia grega foi a necessidade de buscar racionalmente (sem mitologia ou fabulação) a causa primeira das coisas (origem de tudo), como evidenciado pelo item 1 e 3.
d) INCORRETA. Não há qualquer ambição de tentar comparar as coisas ou expressar diferenças, até porque há somente uma enunciação que busca a origem, vide item 1 e 3.
e) INCORRETA. Não há uma justificação ou comprovação da tese proposta por Tales, apenas uma busca pela elucidação da origem de tudo, vide item 1.
Nietzsche concebe que a filosofia helênica foi criada à medida que o pensamento racional foi instaurado e as causas primeiras das coisas, buscadas e reveladas (C).
Nietzsche reflete sobre a filosofia e como ela foi concebida com o passar do tempo. O filósofo afirma a criatividade e a autenticidade humanas e busca tais características também na filosofia.
Para ele, os verdadeiros filósofos são os pré-socráticos, pois buscavam as explicações e os princípios das coisas na natureza. Esses filósofos pensavam o homem em diálogo com a natureza e, diferentemente de Sócrates, não tinham a preocupação em definir o que fosse o homem, mas investigar o cosmos e seus mistérios.
Embora Nietzsche não acredite em uma superioridade racional, a razão cunhada pelos pré-socráticos é imaculada e deriva a ciência especulativa tal como conhecemos atualmente. Com a valorização da natureza, Nietzsche dá total importância ao período pré-socrático e o afirma como a herança para a filosofia no Ocidente.
Link: brainly.com.br/tarefa/25289127