)
Desde o século XVI, as Bandeiras marcaram o período colonial brasileiro. Partiam da Capitania de São Vicente, mais especialmente de Porto Feliz, às margens do rio Tietê, rumo ao interior desconhecido pelos portugueses. Além da prospecção de metais preciosos, as Bandeiras tinham como objetivo central:
Alternativas:
a)
a preação de indígenas para o trabalho compulsório.
b)
o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar pelas capitanias.
c)
a organização da exploração da pecuária nos pampas.
d)
a contenção do expansionismo espanhol na região platina.
e)
o início da extração do látex na Amazônia.
2)
"Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio."
(VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).)
O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e:
Alternativas:
a)
a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.
b)
a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c)
o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d)
o papel dos senhores na administração dos engenhos;
e)
o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
3)
Luiz Felipe de Alencastro é um grande nome da historiografia contemporânea. Seus trabalhos têm se destacado no estudo do chamado "Atlântico Sul", nas relações entre a América Portuguesa e o continente africano, sem passar pelo controle ou domínio português.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Segundo Luiz Felipe de Alencastro, a influência africana no Brasil é maior do que a portuguesa, entendendo o Brasil para além de um prolongamento da Europa.
PORQUE
II- O pensamento de Luiz Felipe de Alencastro, segue um caminho distinto daquela destacada inicialmente nas obras de Caio Prado Jr e de Fernando Novais, diminuindo a importância de noções como mercantilismo e o modelo de uma colonização toda planejada e controlada por portugueses.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
b)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
c)
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
d)
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
e)
As asserções I e II são falsas.
4)
Entre vários motivos para justificar a expulsão dos jesuítas, que foi feita por meio de decreto, foi justificado o fato de não respeitarem o Tratado dos Limites (Portugal e Espanha); também a forma, posse e domínio com que os jesuítas tomavam e mantinham os indígenas brasileiros. A forma como era feito o tratamento aos nativos, colocava em dúvidas se mantinham as regras da coroa, Pombal acusava a atuação dos jesuítas com os indígenas do Brasil, pois segundo ele, "os homens brancos eram apresentados aos índios como maus, como mais interessados no ouro do que qualquer coisa e, mais grave, prontos para atrocidades". De acordo com esse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
I. Com a morte de D. José I e a consequente queda de Pombal, temos o reinado de D. Maria I.
PORQUE
II. D. Maria I, apesar da oposição ao nome do antigo ministro, implementou políticas que tentaram aprofundar o controle sobre a colônia com decretos que buscavam impedir o desenvolvimento de manufaturas no Brasil.
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Respostas
1. Além da prospecção de metais preciosos, as Bandeiras tinham como objetivo central:
a) a preação de indígenas para o trabalho compulsório.
Bandeirantes eram sertanistas do Brasil Colonial, que penetraram nos sertões em busca de riquezas minerais, indígenas para escravização e extermínio de quilombos.
2. O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e:
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
Característica importante dos sermões d Padre Antonio Vieira é sua constante preocupação com os efeitos da pregação na vida social, como um instrumento de origem divina voltado para a expansão do cristianismo, para a correção dos erros dos cristãos, para edificação de uma sociedade efetivamente católica, para a salvação eterna.
3. Segundo Luiz Felipe de Alencastro, a influência africana no Brasil é maior do que a portuguesa:
I. correto. Para Luiz Felipe de Alencastro, a colonização portuguesa, fundada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico, englobando por um lado, uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e de outro, uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola.
Essas duas partes unidas pelo oceano se completam num só sistema de exploração colonial cuja singularidade ainda marca profundamente o Brasil Contemporâneo.
II. correto. Alencastro não propõe fazer, segundo o modo norte-americano, uma história comparativa das colônias portuguesas no Atlântico e, pressupõe práticas diferenciadas de domínio e exploração, uma vez que a presença de colonos num território não assegura a exploração econômica desse mesmo território.
Alternativa correta: a) As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Bons estudos!