Respostas
BENEFÍCIOS
Equilíbrio do organismo:
Amigo da digestão:
Parceiro dos atletas:
Para aqueles que vão à academia, andam de bicicleta, fazem caminhadas ou praticam quaisquer outras atividades aeróbicas com frequência, a importância do sal é ainda maior: seu consumo consciente auxilia na reposição do sódio perdido pela transpiração. Assim, o corpo permanece no equilíbrio saudável de água e nutrientes no interior de suas células.
MALEFÍCIOS
De olho na pressão:
Quando encontrado em acúmulo no corpo, o sódio fornece grande auxílio na retenção dos líquidos dos tecidos, depositando-os no sangue. Diante do desiquilíbrio causado pelas células sem água, o corpo procura uma alternativa para tentar consertar a situação: aumenta a irrigação sanguínea para todos os tecidos. Para conseguir potencializar a irrigação, é preciso aumentar a pressão arterial, para que o sangue bombeie mais rápido. E, assim, o sal traz um perigoso quadro de hipertensão para a vida de pessoas que, até então, tinham a saúde cardiovascular em dia.
Cuidado com os rins:
Os rins são os órgão responsáveis pela filtração e eliminação do sódio excedente (aquele que não terá utilidade nenhuma nas funções do organismo). Quando o consumo de sal é muito exagerado, os rins ficam sobrecarregados por receberem uma demanda maior do que a sua capacidade natural – este ritmo de exigência do corpo leva à falência renal. E, como os rins não dão conta de excretar todo o excesso de sódio, este sal permanece retido nos rins: seu acúmulo dá origem aos doloridos cálculos renais (também conhecidos por pedra no rim).
Perigos ao coração:
Conforme dito anteriormente, o excesso de sal tem ligação direta com o aumento da pressão sanguínea. O quadro de hipertensão automaticamente multiplica os trabalhos do coração: precisa se adaptar a bombear um volume sanguíneo extra. Este esforço contínuo provoca danos na saúde cardíaca a longo prazo: quadros de arritmia e infarto são comuns nestas circunstâncias.
Atenção para os ossos:
O consumo exagerado de sal cria duas condições prejudiciais à saúde óssea: além de reduzir a capacidade de absorção de cálcio no organismo, ainda diminui a densidade dos ossos. Este conjunto de condições fragiliza o esqueleto de maneira completa, pois os ossos ficam mais fracos e perdem os meios de recuperar sua rigidez. Logo, quem consome muito sal é um grande candidato ao desenvolvimento de osteoporose.
Problemas estéticos:
Como já explicamos, o sal é campeão na retenção de líquidos. Além de todas as complicações que isso pode causar no funcionamento do organismo, as consequências se estendem para a estética! A retenção de líquidos provoca aparência de constante inchaço, favorece o aparecimento de celulites e ainda estimula o envelhecimento precoce. Beba muita água e corte o excesso de sal da dieta já!