O CAPM – Capital Asset Pricing Model é um modelo econômico para a avaliação de ações, valores mobiliários, derivativos e/ou outros ativos, relacionando risco com rentabilidade esperada (retorno). O CAPM é baseado na ideia de que os investidores exigirão um retorno esperado adicional (denominado prêmio de risco) caso sejam convidados a aceitar um risco adicional.
COSTA, J. M. et al. Administração Financeira e Orçamentária. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre o CAPM é possível afirmar que:
I. O beta utilizado no modelo é uma medida de correlação do ativo analisado com os riscos de mercado.
II. A diferença entre a taxa livre de risco e o retorno esperado do mercado é potencializada pelo risco do ativo em relação ao mercado, expresso no beta.
III. Quanto maior for o beta, maior será a exposição do ativo aos riscos de mercado e, portanto, maiores as chances de ganho e de perda.
IV. Se o retorno esperado de mercado for igual à taxa livre de risco, não faz sentido investir no ativo com risco.
É certo o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
30
É correto o que se afirma em: Apenas I, III e IV
O Capital Asset Pricing Model (CAPM ) é um modelo econômico para a avaliação de ações, valores mobiliários, derivativos e/ou outros ativos, relacionando risco com rentabilidade esperada (retorno).
O Beta corresponde ao risco global em investir em um mercado grande. Assim, quanto maior for o beta, maior será a exposição do ativo aos riscos de mercado e, portanto, maiores as chances de ganho e de perda.
A diferença entre a taxa livre de risco e o retorno esperado do mercado é chamada prêmio de risco. Se o retorno esperado de mercado for igual à taxa livre de risco, significa que o beta é igual a zero, e por tanto o ativo esta livre de risco
respondido por:
27
Todas as afirmativas estão corretas.
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás