• Matéria: ENEM
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

O míldio e oídio são fungos causadores de doenças que atacam a parte aérea das plantas, afetando principalmente as folhas, mas também podem afetar ramificações novas e frutos nos estágios iniciais de desenvolvimento. Assim como as manchas, causam redução da área foliar, interferindo no processo fotossintético, causam a destruição do tecido vegetal, ocasionando menor desenvolvimento vegetativo e redução no rendimento e qualidade da produção.



Associe entre as colunas as principais características que são utilizadas para diferenciar esses dois patógenos.



COLUNA A COLUNA B
( 1 ) Míldio









( 2 ) Oídio

( ) Predominância de sinais do patógeno na face abaxial das folhas;
( ) Desenvolve-se melhor em condições de temperaturas elevadas;
( ) Na colonização do patógeno, ocorre desenvolvimento inter ou intracelular das hifas;
( ) Umidade do ar elevada (acima de 95%) favorece o desenvolvimento deste fungo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:

Escolha uma:
a.
1 - 1 - 2 - 2

b.
2 - 1 - 1 - 2 Incorreto

c.
1 - 2 - 1 - 1

d.
1 - 2 - 2 - 1

e.
2 - 2 - 1 - 1

Questão 2
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma determinada empresa agrícola decide contratar os serviços de um engenheiro agrônomo para identificar o agente causal de uma doença em uma área de cultivo de tomate. Ao chegar na área de cultivo, o engenheiro agrônomo observa após o corte transversal da haste de algumas plantas que há escurecimento dos vasos do xilema (sintomas internos) e que algumas plantas se encontram murchas e com as folhas, caules e ponteiros secos, mesmo considerando que as plantas da área de cultivo não passaram por nenhuma restrição hídrica.



Considerando que os sintomas mencionados indicam que seja uma doença bacteriana e que o produtor necessita de uma resposta imediata para iniciar as medidas preventivas na área de cultivo de tomate, que procedimento poderia ser utilizado pelo engenheiro agrônomo para confirmar a etiologia da doença em questão?

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Escolha uma:
a.
Comparando os sintomas encontrados nas plantas com imagens da doença obtidas em catálogos da internet. Incorreto

b.
Apenas pela análise visual de todos os sintomas encontrados nas hastes e folhas das plantas de tomateiro;

c.
Consultando o histórico de doenças dos cultivos anteriores na área em que se encontra o plantio do tomateiro;

d.
Coleta do material contaminado e posterior análise em laboratório para confirmação da etiologia da doença;

e.
Corte transversal de hastes com sintomas da doença e imersão em recipiente com água para verificar se há exsudação bacteriana;

Questão 3
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os patógenos causadores de murchas vasculares (afetam o sistema vascular) e manchas foliares (afetam a parte aérea) são parasitas facultativos, sendo capazes de sobreviver na ausência do hospedeiro, como em restos de cultura e na matéria orgânica do solo. Por comprometerem os vasos do xilema, os patógenos causadores de murchas vasculares interferem na translocação de água e nutrientes, afetando o desenvolvimento da planta e comprometendo sua longevidade e produção. Enquanto as manchas foliares, causam danos consideráveis na parte aérea, com redução da área foliar e consequente interferência no processo de fotossíntese, acarretando menor desenvolvimento vegetativo e redução do rendimento e qualidade da produção.

Fonte: RAIMUNDI, Melina Korres. Fitopatologia Aplicada. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., Unidade 1, Seção 1, 2018.





Com base nas considerações pertinentes aos patógenos causadores de murchas vasculares e machas foliares, analise as afirmativas a seguir:





I – Estes agentes patogênicos são capazes de sobreviver em restos de cultura e na matéria orgânica do solo, portanto, deve-se evitar o cultivo de uma mesma espécie em áreas com histórico da doença ou próximas a cultivos antigos (abandonados);





II – São doenças provocadas por patogênicos mais específicos em relação aos seus hospedeiros, quando comparados aos patógenos que atacam os órgãos de reserva, como as sementes, as plântulas e os que causam podridões de raízes;





III - As espécies fúngicas pertencentes aos gêneros Ralstonia e Xylella são mais comumente associadas às doenças vasculares, enquanto as espécies dos gêneros Pseudomonas e Xanthomonas são mais comuns às manchas foliares

Ao analisar as afirmativas apresentadas, selecione a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
As afirmativas I, II e III estão corretas.

b.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas. Incorreto

c.
Apenas a afirmativa I está correta.

d.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

e.
Apenas a afirmativa II está correta.

Respostas

respondido por: plomcd
8

a alternativa c nao tenhu 100%

respondido por: aflazzeri
13

Resposta: QUESTAO 1 - O míldio e oídio são fungos causadores de doenças que atacam a parte aérea das plantas....

1  -  2  -  2  -  1   **Incorreto **

Explicação:

Perguntas similares