• Matéria: Pedagogia
  • Autor: samanthamiranda4894
  • Perguntado 7 anos atrás

A compreensão acerca dos conceitos de infância e criança foram modificados ao longo da história. Compreendia-se, por exemplo, que a criança era uma espécie de adulto em miniatura, na Europa Medieval. O Brasil, a partir do momento em que foi colonizado, teve forte influência jesuíta, o que acabou, também, influenciando na forma como as crianças eram compreendidas. Visando amparo legal, ocorreram alguns marcos, durante século XX, que contribuíram para a garantia de direitos das crianças brasileiras em aspectos educacionais e sociais. Cite dois marcos legais que ocorreram neste período e explique a sua relevância.

Respostas

respondido por: Matheusieti
68

A concepção sobre a infância, e o estado emocional dessa fase, foi observado apenas no século XIX pois foi entendido que a criança é incapaz de refletir sua própria vontade de maneira consciente como os adultos e jovens em formação.

Deste modo, um dos marcos foram os direitos voltados para a proteção da criança em seu pleno desenvolvimento surgiram.

E o segundo a instituição escolar como base para a formação.

Por fim, Ariés, teve uma grande contribuição na proteção a criança, pois o cuidado se faz necessário.

respondido por: tolussiv
19

ECA - ESTATUTO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE - 1990.

ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE DE 1987 E 88.

considerando que o século xx seja o PERÍODO - SÉCULO xx - DE 1901 À 2000.

houve anterior a isto

Declaração Universal de direitos humanos das Nações Unidas, de 10 de

dezembro de 1948, começou por destacar para a criança “o direito a cuidados e assistência  especiais”. Um pouco mais tarde, a discussão tornou-se acentuada e culminou, em 1959, com  a Declaração Universal dos direitos da criança

porém nada muito definido, o que é valido até hoje são a ECA e a constituição de 88 a constituição sempre se renovou mas a mais inovadora foi a de 88.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/20563000#readmore

Perguntas similares