• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Grazylimaa4879
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto de abertura – AVA – Plano de ação – Qualidades e características Nós estamos sempre mudando, e não importa a frequência, o que importa é saber que isso acontece e compreender como é que mudamos. Ou, dito de outro modo, interessa perceber quais os valores que colocamos em jogo quando atuamos no mundo: alguns se reforçam com o tempo, outros ficam pelo caminho, outros ainda estão para serem descobertos… O tempo todo estamos atribuindo valor às coisas e às pessoas – principalmente às pessoas. Mas tudo o que dizemos sobre as pessoas e as coisas reflete, no fundo, um pouco do que somos – por exemplo, ao dizer que tal pessoa é falsa, estou afirmando que eu sou ou gostaria de ser uma pessoa verdadeira. Aliás, esse gostaria de ser é muito importante, porque muitas vezes, estamos nos esforçando para nos tornar isso que desejamos. É nessa perspectiva que propomos o preenchimento das questões a seguir, com a perspectiva não só do que você é, mas do que

Respostas

respondido por: henriquec1001
37

O ser humano sempre está atribuindo valor as coisas, com isso, tal questão gera diversas perspectivas.

Nesse sentido, cabe aos seres humanos saber que entender e compreender as diferenças dos outros a fim de promover uma sociedade melhor e justa para todos.

Dessa forma, as diferenças não devem ser nunca motivos de exclusão, mas sim de engradecimento coletivo e pessoal, uma vez que tal questão gerar o enriquecimento social.

Bons estudos!

respondido por: remagralbe61
9

Resposta:

Estamos sempre atribuindo valor às coisas, desta forma, geramos expectativas e novas perspectivas, cabe aos seres humanos saber as diferença entre a compreensão e a interpretação que damos às outras pessoas a fim de promover uma sociedade melhor e justa para todos.

Estas diferenças geram as diferenças e as desigualdades, sendo diferenças benéficas e desigualdade não benéfica. Isto deveria gerar um sentido melhor de coletividade, uma vez que tal questão gerar o enriquecimento social, somos complexos e por isso deveríamos aprender e agregar com as diferenças.

------

1. Cite 3 características suas de que você não gosta. (Atente para características que de fato prejudicam ou dificultam suas interações com os outros no mundo).

R_ Ansiosa, desnecessariamente agressiva muitas vezes, querer que todos estejam satisfeitos com minhas decisões quando sempre tento agradar a todos.  

2. Você já tentou melhorar? Como? Quais são as suas dificuldades e como é a sua tentativa de superá-las?

_ Noi início era mais complicado, mas agora consigo identificar minhas atitudes, estou melhorando a cada dia.

3. Quando você observa essas mesmas características nos outros, elas lhe parecem realmente indesejáveis e graves ou são ruins só em você? Comente.

_Sim, com certeza, aprendi que quando uma pessoa me irrita, procuro observar se ela não tem as mesmas características que eu.

4. Tente imaginar como você é visto pelas outras pessoas. Liste 5 características favoráveis e 2 desfavoráveis que você acha que são notadas por alguém que entra em contato com você pela primeira vez. (Veja bem, não estamos falando de características que você acha ou sabe que tem, mas da imagem que as outras pessoas fazem de você, seja ela favorável ou desfavorável, verdadeira ou falsa).

_As características que listei na primeira questão sempre são observadas pelos amigos e familiares, são características que impedem outras pessoas se manifestarem.

5. Dessas características listadas, faça uma análise (agora sim) baseada no que você conhece de si mesmo. Quais dessas qualidades são verdadeiras, segundo sua visão de si mesmo? Quais delas são resultado de alguma dificuldade em expressar suas qualidades, ou mesmo de reconhecê-las internamente? Quais delas são características suas realmente, e como elas influenciam seu relacionamento com as outras pessoas?

_Reconheço todas, tenho melhorado a cada dia , mas não me impedem de me relacionar com as pessoas.

6. Pense sobre si mesmo e liste 3 qualidades que você considera que tem, mas que não são facilmente percebidas pelas pessoas em geral.

_Generosidade, Amizade, Fidelidade.

7. Qual é o maior equívoco que geralmente as pessoas cometem ao falar sobre você, mesmo as que lhe conhecem a mais tempo, e que é muito difícil de explicar que não é verdade? Por que isso acontece? Você acha que o problema está em você ou nelas?

_Me julgam autoritária e brava, mas na verdade é uma máscara que estou, aos poucos, arrancando de mim.

8. Imagine 5 características pessoais que você julga imprescindíveis para qualquer um atingir seus objetivos, e que você gostaria que fossem características suas: algo que você identifica como qualidades. (Procure focar em aspectos pessoais, não em posses ou coisas).

_Justiça, Fidelidade, Amizade, Paciência, Atenção às pessoas. (Algumas são minhas, mas quero e buscarei ter todas as características).

9. Agora reflita: dessas 5 qualidades citadas, quanto delas talvez você já tem dentro de si? Será mesmo que elas não existem de alguma maneira, latentes em você, aguardando a chance de serem acionadas e desenvolvidas melhor?

_Exatamente o que citei na resposta anterior... Algumas são minhas, mas quero e buscarei ter todas as características

10. Tente imaginar, para cada uma das 5 qualidades apontadas na questão 8, uma pequena ação ou compromisso pessoal que poderia ativar, desenvolver ou aperfeiçoar essas qualidades.

_ Todos os dias, pela manhã, lembrar das qualidades e durante o dia, observar meu comportamento. Ao deitar, fazer um análise do dia, melhorando pontos fracos e agradecendo pelas conquistas.

Explicação:

Só a auto análise nos leva a sermos pessoas melhores.

Perguntas similares