5)
Dentre outras competências, o educador que atua na EJA, deve desenvolver uma especial sensibilidade para trabalhar no contexto da diversidade. Em uma mesma turma de alunos poderá encontrar "sujeitos" com diferentes experiências culturais. O conceito de "competências para ensinar", segundo o sociólogo Perrenoud (2000), deve estar atrelado a capacidade do professor em conseguir mobilizar diversos recursos cognitivos ao mesmo tempo. Seguindo esse contexto, é correto afirmar que as competências:
PERRENOUD, P. "Construir competências é virar as costas aos saberes?" In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000.
Respostas
RESPOSTA;Não se constituem por elas mesmas como saberes, savoir-faire ou atitudes, elas acabam mobilizando, integrando e orquestrando os recursos didáticos.
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois além de ter que transmitir o conhecimento de um determinado assunto para um grupo de estudantes, é preciso desenvolver uma especial habilidade para trabalhar no contexto da diversidade.
Dito de outra forma, o(a) professor(a) precisa trabalhar com diferentes pessoas, que possuem, histórias, realidades e necessidades distintas. Isso ocorre em contextos de EJA, isto é, Educação de Jovens e Adultos.
No contexto EJA, muitas pessoas são mais velhas, pois quando jovens não tiveram a oportunidade de frequentar a escola. Outras, trabalham de dia e estudam à noite. Há também pessoas jovens, porém, evadiram a escola e buscam uma nova oportunidade.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4024330
Espero ter ajudado. Bons estudos!