A Administração da Qualidade trouxe mudanças significativas para o aprimoramento das operações nas organizações. Discutida por diversos autores, como Deming, Juran e Ishikawa, sua evolução ocorreu em quatro grandes Eras: da Inspeção, do Controle Estatístico, Garantia da Qualidade e da Qualidade Total.
STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha Loureiro. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá-PR.: UniCesumar, 2018.
A respeito dessa evolução, analise as afirmações a seguir:
l. Na Era da Inspeção, os produtos eram analisados por meio de controle estatístico ou por meio de controle de desperdícios como Kanban e Just in Time.
II. Na Era do Controle Estatístico, as técnicas de amostragem e ferramentas estatísticas forneciam um diagnóstico de falhas e variações durante o processo produtivo.
lll. A Garantia da Qualidade era realizada por meio de um planejamento em que priorizava não a correção de defeitos, mas a sua prevenção para que não acontecessem.
lV. A Gestão da Qualidade Total trouxe um olhar integral para organização como um todo, retirando o foco do processo produtivo e colocando a responsabilidade da qualidade sobre a integralidade dos processos, departamentos, recursos e pessoas da organização.
V. A Gestão da Qualidade continuou evoluindo até os dias atuais, de modo que novas ferramentas de controle e prevenção de falhas foram surgindo e a utilização plena dos recursos baseados na contenção de desperdícios foram incluídas como responsabilidade da gestão da qualidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
14
Alternativa 4: II, III, IV e V, apenas.
A única alternativa incorreta é a alternativa 1.
Ela está incorreta, pois na Era da Inspeção, os produtos defeituosos eram analisados um a um por meio da observação direta. Essa era a fórmula usada no início do século XX, período em que os produtos passavam por uma avaliação realizada por um inspetor de qualidade.
Esse inspetor de qualidade era o responsável fazer o processo de julgamento a partir de critérios subjetivos. E não existia no período preocupação com a prevenção de defeitos.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás