Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Suponha que o ciclista 1 percorra a pista circular no sentido positivo, ou seja, no sentido anti-horário; e o ciclista 2 percorra a pista circular no sentido negativo, ou seja, no sentido horário.
Suponha ainda que a velocidade do ciclista 2 é o dobra da velocidade do ciclista 1 (poderia ser o contrário, de qualquer maneira daria no mesmo resultado).
Partindo o ciclista 1, no sentido positivo, da origem da pista, ou seja, de O = 0º até um ponto M = 90º, o ciclista 2, partindo da mesma origem O = 0º irá chegar a um ponto N = 180º, restando um quarto da pista pra ambos percorrerem, no qual irão se encontrar pela primeira vez. Como um quarto da circunferência é um arco de 90º, vamos dividi-lo em três arcos de 20º.
Agora, o ciclista 1 parte de M = 90º e avança 30º até um ponto A, ao passo que o ciclista 2 parte do ponto N = 180º e avança mais 60º até chegar, também, ao ponto A. Logo, o arco OA percorrido pelo ciclista 1 mede 120º e o arco OA percorrido pelo ciclista 2 mede 240º.
Assim, quando o ciclista 1 partir de A a B ele terá percorrido um arco de 120º e, quando o ciclista 2 partir de A até B ele terá percorrido um arco de 240º.