Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século XIX: a Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese. Sobre essa temática diferencie os experimentos realizados por Redi, Needham, Spallanzani e Paster e explique para qual fim foram realizados.
Por Favor Me Ajudem!!!
Respostas
antigamente, havia uma discordância entre os cientistas a respeito de se os indivíduos surgem a partir de outros ja existentes (Biogênese) ou não (Abiogênese)
Redi era um defensor da Biogênese, ou seja, acreditava que os seres vivos não eram gerados espontaneamente; sendo assim, ele realizou experimentos para obter respostas. Redi pôs pedaços de carne em alguns frascos de vidro, uns lacrados com gaze, outros não; após alguns dias, ao analisa-los, pôde reparar que os vidros sem gaze possuiam moscas e os com gaze, não, pondo fim a teoria da Abiogênese
todavia, não por muito tempo, porque com a invenção dos microscópios foram descobertos os microorganismos. Seria possível que eles surgissem do nada? É nisso que Needham e Spallanzani entram em discordância; o primeiro, para provar que a Abiogênese era verdadeira para esses seres, fez um experimento onde pôs um pouco de uma mistura chamada por ele de caldo nutritivo em alguns frascos, então ele as aqueceu, vedou-as e as deixou de lado por uns dias, ao voltar, reparou que haviam sim microorganismos naqueles potes, ou seja, a Abiogênese tinha que ser real; é aí que Spallanzani entra na contramão, realizando o mesmo experimento, mas chegando à uma conclusão contrária, em seus frascos não haviam surgido nada, ele afirma que isso ocorreu pois ele aqueceu o caldo nutritivo por tempo suficiente para matar os microorganismos já existentes no caldo, e é nisso que Needham havia falhado, ao passo que Needham afirma que aquecer demais aquela substância acabaria com o seu potencial criador de microorganismos. Needham tava levando a melhor até então
MAS, aí aparece Pasteur, defensor da Biogênese, ele também pôs um caldo nutritivo em um frasco, o tapou com um balão pescoço de cisne (o formato dele é curvado em S, tipo um pescoço de cisne mesmo), daí ele aqueceu a substância, o calor faz com que gotículas evaporem, subam e ao chegar na parte do balão, comecem a condensar e formem uma barreira contra a entrada de microorganismos; ao analisar a substância, reparou que nada havia surgido, mas ao retirar o balão pescoço de cisne, eles apareceram na substância. Por conta disso, hoje sabemos com certeza que seres vivos somente surgem a partir de outros já existentes, nada de geração espontânea ou coisas do tipo.