Grzybowski parafraseia a tese de Thomas Kuhn sobre os paradigmas ao afirmar que "quando os esquemas conhecidos já não são suficientes para explicar a complexidade do mundo e suas relações, surge a necessidade de novos paradigmas" (GRZYBOWSKI, 2010, p. 375), compreensão base do paradigma sistêmico que "emerge do campo das ciências para tentar responder às necessidades de compreesão dos elementos complexos vindos à tona a partir das novas descbertas em várias disciplinas" (GRZYBOWSKI, 2010, p. 375). Desde os movimentos teológicos do século XX, diversos pensadores se propuseram a refletir sobre o pensamento teológico de forma mais ampla, inclusive, sistêmica, como é o caso da disciplina Ciências da Religião e das teologias contemporâneas.
Elaborado pelo professor, 2018.
Em relação ao texto apresentado, avalie as alternativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A tese de Kuhn serve corretamente de base para a análie sistêmica, a qual se aplica totalmente ao estudo do pensamento teológico, pois trata-se de uma ciência das humanidades, cujas “verdades", mesmo que "eternas”, precisam ser mediadas pela percepção humana e, por isso, carecem de atualização.
Alternativa 2:
A tese de Kuhn pode ser utilizada pela análise sistêmica, porém, não se aplica ao estudo do pensamento teológico, pois, embora o pensamento teológico esteja relacionado com as disciplinas das humanidades, ele não é passível de análise sistêmica.
Alternativa 3:
A tese de Kuhn serve corretamente de base para a análie sistêmica, a qual se aplica totalmente ao estudo do pensamento teológico, mas, como o estudo teológico não é reconhecido como ciência, ele não está subjugado ao estatudo científico, nem à possibilidade de análise sistêmica.
Alternativa 4:
O uso da tese de Thomas Kuhn é incorreto, pois a análise sistêmica não representa um novo paradigma para pensar a realidade, mas uma proposta de melhor interpretação para as verdades imutáveis.
Alternativa 5:
A tese de Kuhn é correta para análise sistêmica e se aplica totalmente ao estudo do pensamento teológico, pois trata-se de uma ciência cujas verdades são imutáveis e não aceitam novos paradgimas.
Respostas
respondido por:
8
Alternativa 1: A tese de Kuhn serve corretamente de base para a análise sistêmica, a qual se aplica totalmente ao estudo do pensamento teológico, pois trata-se de uma ciência das humanidades, cujas “verdades", mesmo que "eternas”, precisam ser mediadas pela percepção humana e, por isso, carecem de atualização.
A tese de Kuhn se adapta ao ideal de análise sistêmica, pois se aplica, totalmente, no estudo do pensamento teológico, além de apresentar um ideal de percepção humano de habilidades relacionadas à atualização de paradigmas.
É uma base para a análise sistêmica, pois pode se relacionar com o estudo do pensamento teológico. É considerada uma ciência das humanidades e deve ser mediada através da percepção humana.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás