01. Explique por que ocorreram rebeliões populares e de trabalhadores tanto nas cidades quanto no campo, na época da República Velha.
Respostas
Revoltas na República Velha ( 1889 -1930)
Neste período ocorreu um forte crescimento das cidades , a estrutura social e econômica ainda era rural , a abolição da escravatura explica este crescimento , assim como as atividade industriais e financeiras que surgiram com mais vigor em no país, surgiram as classes operárias e uma camada de trabalhadores braçais desqualificados . Este grande crescimento populacional nas cidades, foi acompanhada pela marginalização , não havia trabalho para todos, as cidades não estavam preparadas, sem as mínimas condições de saneamento , estes fatos explicam a eclosão de revoltas. Estas contestavam a ordem estabelecida. ,podemos dar como exemplo a revolta da vacina , o motivo era o combate à epidemia de varíola , mas a forma como foi aplicada foram fatores para rebelião: foi decretada obrigatória, brigadas sanitárias usavam de violência ; ocorreu também propaganda contrária , grupos saudosos da monarquia , aproveitando o desconhecimento geral da população, estimularam a rebelião. A revolta da chibata , os marinheiros da esquadra rebelaram-se contra os maus tratos, comuns na marinha, foi um grande fato político na época.
No campo as políticas dos coronéis impulsionaram os camponeses na direção de líderes messiânicos , líderes como : José Maria (Contestado-SC), Padre Cícero (Juazeiro-CE) e Antônio Conselheiro impulsionaram grupos armados, foras da legalidade, não reconheciam nenhum tipo de autoridade. Neste período , no Brasil, os líderes , todos eles, eram provenientes de um ambiente autoritário , todos eram filhos de senhores de grandes propriedade rurais, acostumados a ter uma relação de senhor e escravo.
Todas as rebeliões mudaram o eixo político , não era mais restrito ao meio rural, as constante crises dotadas de novos interesses e demandas criaram grandes transformações no Brasil. .