A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um relatório advindo da contabilidade que tem como objetivo evidenciar o saldo inicial da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, bem como os ajustes de exercícios anteriores, as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e sua destinação.
SANTOS, T. G. S. Estrutura das Demonstrações Contábeis. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. O CFC e o Governo trata a DLPA como parte do conjunto de demonstrativos contábeis obrigatórios.
II. A empresa que elabora a DMPL, tratando de todas as contas do PL, estará cumprindo com a Lei 6.404/76, mesmo se deixar de elaborar a DLPA.
III. Como a partir da Lei 11.638/07 a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados foi extinta, a DMPL deixou de ser exigida de todas as empresas de grande porte em decorrência da ausência da conta pela qual se destinava.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
6
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um relatório da contabilidade que tem como objetivo evidenciar o saldo inicial da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, assim com os ajustes de exercícios anteriores, as reversões de reservas, o lucro líquido do exercício e sua destinação.
A empresa que elabora a DMPL, tratando de todas as contas do PL, estará cumprindo com a Lei 6.404/76, porque ela pode substituir o DLPA. Enquanto que a Lei 11.638/07 altera e revoga dispositivos da Lei 6.404/76 e ao mesmo tempo estende às empresas de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras, exceto pela substituição do DLPA pela DMPL.
Alternativa correta: 4) II e III, apenas.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás