Essa teoria ampliou o campo de análise das empresas, verificando as estruturações formais e informais, lucrativas ou não, públicas ou privadas, de produtos ou de serviços; contestanto e revisando conceitos e aplicações da administração estabelecidos por teorias escolas anteriores, proporcionando um debate e um processo de aprimoramentos bem interessantes.
OLIVEIRA, D. P. R. Fundamentos de Administração: conceitos e práticas essenciais. São Paulo: Atlas, 2009.
Com base nesta informação, avalie a relação do conteúdo apresentado com a teoria condizente nas alternativas:
Alternativas
Alternativa 1:
Teoria Estruturalista.
Alternativa 2:
Teoria de Transição.
Alternativa 3:
Teoria Administrativa.
Alternativa 4:
Teoria da Burocracia.
Alternativa 5:
Teoria da Administração Científica.
Respostas
A alternativa correta da questão é a alternativa 1: Teoria Estruturalista.
De acordo com o que foi proposto pelo enunciado, é a Teoria Estruturalista que ampliou o campo de análise das empresas, enxergando-as como um sistema aberto e com partes que continuamente se inter-relacionam, verificando as estruturações formais e informais, lucrativas ou não, públicas ou privadas, de produtos ou de serviços.
A Teoria Estruturalista surgiu no final da década de 30 como uma oposição às Teorias Clássicas da Administração e a Escola das Relações Humanas, bem como atuou como um desdobramento da Teoria Burocrática de Weber.
Assim, essa Teoria não contempla somente as organizações, mas também o seu papel na sociedade e vislumbra o homem organizacional.
Espero ter ajudado!