Respostas
>Essa ação, mesmo sendo comum, causa diversos danos ao meio ambiente, afetando fauna e flora, e, somado ao tempo seco, também causa danos às pessoas, já que a fumaça inalada ocasiona problemas de saúde, principalmente respiratórios. A fuligem é um veneno para o corpo.
A queima de um quilo de lixo, folhas ou galhos por 10 minutos a uma temperatura de 200 a 400 graus Célsius é suficiente para ocasionar problemas respiratórios e de pele em pessoas que estiverem próximas cerca de 500 metros do foco da queimada. Além disso, a ingestão de alimentos contaminados pela fumaça e fuligem também causa problemas de saúde, atacando fígado e rins. Os sintomas da queimada urbana são dor de cabeça; náuseas; tonturas; mal-estar geral; ardor e vermelhidão nos olhos; obstrução e coriza nasal; tosse, espirros e pigarro na garganta; e chiado, roncos no peito e asma.
>As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples, como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores.