• Matéria: Sociologia
  • Autor: andreiarosa013
  • Perguntado 7 anos atrás

Baranga, tilanga, canhão, dragão, tribufu, jaburu, mocreia. Nenhum dos xingamentos estéticos tem equivalente masculino. Nunca vi ninguém dizendo que o Lula é feio: ‘O Lula foi um bom presidente, mas no segundo mandato embarangou.’ Percebam que ele é gordinho, tem nariz adunco e orelhas de abano. Se fosse mulher, tava frito. Mas é homem. Não nasceu pra ser atraente. Nasceu pra mandar. Ele é xingado. Mas de outras coisas. Até quando a gente quer bater no homem, é na mulher que a gente bate. A maior ofensa que se pode fazer a um homem não é um ataque a ele, mas à mãe ou à esposa. Nos dois casos, ele sai ileso: calhou de ser filho ou de casar com uma mulher da vida.” (DUVIVIER, Gregorio. Xingamento. Folha de S.Paulo, 6 jan. 2013. Disponível em: . (adaptado) A leitura do texto permite inferir que:

Respostas

respondido por: brendaisis
8

A leitura do texto nos permite compreender que os homens na sociedade têm seus privilégios diante de um mundo formado sob os pilares machistas. Isto é, o presidente Lula, ainda que apresente em suas características físicas não relacionadas com o que é padrão para a sociedade, não recebe xingamentos acerca de sua aparência física.

Todavia, toda e qualquer mulher presente no meio citado certamente receberá críticas ou ainda palpites sobre suas aparências físicas, como se fosse algo a ser pré requisito.

Perguntas similares