• Matéria: Direito
  • Autor: igoregabriel
  • Perguntado 7 anos atrás

O Brasil tem números alarmantes em relação a violência. Ela é contínua e está sustentada em um ambiente socioeconômico desigual, histórico. A formação da sociedade brasileira é marcada por conflitos e diferenças de condições materiais, culturais e sociais. Desde sua origem, a desigualdade tem aspectos brutais.


Uma das expressões desta desigualdade está nos conflitos urbanos na atualidade. As periferias dos grandes centros, as cidades conurbadas onde há uma diferença de condições. Uma população imensa em condição de risco.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 4 em cada 10 crianças vivem em condição de miséria no país. Um futuro comprometido.


Nos meios de comunicação, há um tratamento superficial sobre a questão da violência e mesmo da desigualdade.


Sobre este tema, da violência e desigualdade no país, ASSINALE a alternativa onde a Ética muitas vezes está ausente em nossa abordagem sobre o tema.

Alternativas
Alternativa 1:
A violência no Brasil é falta de uma ação mais repressiva do aparato de segurança. O país tem leis brandas e um Estado que não age com força em relação ao crime. O princípio ético deve ser da intolerância em relação atos ilícitos.
Alternativa 2:
Temos um grande número de pessoas que preferem a ociosidade do que o trabalho. Existe hoje um grande número de oportunidades com rentabilidade para a população, mas há uma cultura do não trabalho que predomina.
Alternativa 3:
O problema é exclusivamente familiar. A condição da separação familiar gerou uma ruptura moral e ética da obediência à figura do homem com chefe de família. Logo, a possibilidade da dissolução da unidade familiar está no centro da violência.
Alternativa 4:
A ética deve sempre cultivar o interesse particular e não as necessidades coletivas. Desta forma, para se ter segurança e combater a violência, temos que estar preparados para reagir em prol do que é nossa segurança pessoal.
Alternativa 5:
Quanto mais compreendemos a complexidade dos fenômenos sociais, mais temos a capacidade de agir com responsabilidade. A preservação da coletividade sem deixar de expressar os nossos interesses deve gerar um campo ético de ação. Respeito à diversidade e complexidade das relações.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
34

Alternativa 5

Devemos pensar em ética como juízo de valores para ações em diversos campos de nossas vidas que visam legitimar aquilo que acreditamos dentro de uma perspectiva coletiva sem de fato, ferir nossos interesses particulares.

É preciso pensar no outro e entender quais são as suas reações e sentimentos para que assim, seja possível desenvolver comportamentos que sejam mais humanos e menos automáticos, e que visem um bem maior, e não apenas o interesse próprio.

Perguntas similares