• Matéria: Filosofia
  • Autor: alicebeletate
  • Perguntado 7 anos atrás

cite 5 vícios e 5 virtudes da vontade humana

Respostas

respondido por: tzzn4566
1

Hildegarda de Bingen não vê no vício um mal absoluto e sim um sinal, uma maneira para que o homem cósmico, ou seja, o ser humano possa se corrigir e transmutar esse vício numa força divina – a virtude correspondente !

O mal se transforma em bem quando o sentido de sua existência é compreendido e através desse entendimento, há uma conscientização que é preciso mudar (primeiro passo para a transformação).

Nem sempre o combate é lutar diretamente contra o mal mas muitas vezes, basta apenas compreender a mensagem que ele veícula e utilizar esse conhecimento para uma transformação que sirva à um desenvolvimento espiritual interior. Por exemplo, o ser humano que reconhece sua arrogância e ao tomar consciência do mal que este vício traz para si e para o universo, busca transmutá-lo em sua virtude correspondente, a humildade.

Assim como após a noite, um novo dia nasce e a luz ilumina a escuridão, a consciência do negativo faz nascer o positivo.

A pessoa que reconhece seu vício não deve julgar-se e sim, buscar transmutá-lo em virtude e desta forma, aproximar-se de sua essência divina e conseqüêntemente, do Criador !

Perguntas similares