No Brasil, o Movimento de Reconceituação foi um importante marco para o Serviço Social, tendo em vista que propôs a ruptura das práticas conservadoras, permitindo a adoção de uma nova teoria que proporcionou ao profissional um perfil mais crítico. Este movimento iniciou na década de 1960 na América Latina e se expandiu para o Brasil no início da década de 1970, numa conjuntura de Ditadura Militar. Sendo assim, a partir das leituras realizadas no módulo e nos textos complementares, bem como, nas reflexões proporcionadas pelo vídeo em anexo, reflita e discorra sobre as influências e desafios sofridas pelos profissionais de Serviço Social neste período histórico
Respostas
respondido por:
4
A construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.
Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.
Além disso, a retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás