No Brasil, o Movimento de Reconceituação foi um importante marco para o Serviço Social, tendo em vista que propôs a ruptura das práticas conservadoras, permitindo a adoção de uma nova teoria que proporcionou ao profissional um perfil mais crítico. Este movimento iniciou na década de 1960 na América Latina e se expandiu para o Brasil no início da década de 1970, numa conjuntura de Ditadura Militar. Sendo assim, a partir das leituras realizadas no módulo e nos textos complementares, bem como, nas reflexões proporcionadas pelo vídeo em anexo, reflita e discorra sobre as influências e desafios sofridas pelos profissionais de Serviço Social neste período histórico
Respostas
respondido por:
2
O Movimento de Reconceituação foi um divisor de águas no Serviço Social. Isso porque através dele foi possível desenvolver novas práticas relacionadas ao cidadão, reconhecendo que estes tem direitos que devem sim serem cobrados do estado.
É o fim de um trabalho baseado nos interesses capitalistas e o começo de um trabalho pautado na emancipação do cidadão mediante as questões que o rodeiam, em busca de fazê-lo reconhecer que ele é um ser de direitos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás