• Matéria: Biologia
  • Autor: maih9360
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso disso para AMANHÃ!​

Anexos:

Respostas

respondido por: barrosluca97
1

As plantas são a base da grande maioria dos ecossistemas do planeta. Elas ocupam o nível trófico dos Produtores (ou Autótrofos) pois realizam a fotossíntese que é a produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) a partir de substâncias inorgânicas do meio ambiente (água e gás carbônico). São esses carboidratos que fornecem energia e matéria (biomassa) às próprias plantas e aos animais que se alimentam delas (os herbívoros) e também aos animais que se alimentam destes e de outros animais (os carnívoros).

Por essa sequência obrigatória, que é chamada de cadeia alimentar (Produtores → Consumidores herbívoros → Consumidores carnívoros...) podemos entender por que destruir a vegetação de um ecossistema traz um desequilíbrio em todas as cadeias alimentares que têm como base essa vegetação: os herbívoros ficam sem seu principal alimento e morrem de fome ou migram para outras regiões. Sem herbívoros, os carnívoros passam pelo mesmo problema. Além disso, todo o meio ambiente local também se desequilibra porque:

⇒A fotossíntese realizada pelas plantas consome o gás carbônico e produz gás oxigênio para a respiração de quase todos os seres vivos. Sem a vegetação, haverá uma alteração na relação entre esses gases e a atmosfera.

⇒Como a água também participa da fotossíntese (como reagente e produto), sem as plantas a umidade relativa do ar da região irá diminuir, aumentando os períodos de seca. Nascentes e cursos dágua que podem estar nessas regiões também serão afetados (e todas as comunidades que dependem deles).

⇒A vegetação também funciona como uma "barreira" para reter os raios solares e a umidade do solo. Sem ela, as características físico-químicas do solo também se alteram (ele resseca, perdendo sua camada fértil) e aumenta a sensação de calor.  

Por estas e outras razões, o desmatamento é sempre uma péssima ideia.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares