Considere estas situações hipotéticas no cotidiano de uma escola. I) João é uma criança bastante impulsiva e durante as aulas acaba fazendo brincadeiras com a matéria em tom de voz elevado, atrapalhando a continuidade da aula, mas, após ser chamada a atenção, não repete esse comportamento no dia. II) Paulo participa de brincadeiras que atrapalham o desenvolvimento da aula, mas acaba por dirigir ofensas à professora quando esta chama sua atenção e já houve momentos em que ele jogou sua carteira no chão quando foi contrariado. III) Já Luís não concorda com as atitudes de seus colegas e não participa desses momentos, mas, quando termina a aula, ele espera todos irem embora da escola, então, pula o muro e quebra as lixeiras do pátio. Avalie as situações ilustrativas dadas e classifique-as como vandalismo, perturbações ou conflitos, após isso, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: As práticas dos alunos citados não se enquadram em vandalismo, perturbações ou conflitos, pois são considerados resultados de traumas vividos durante a formação de suas personalidades. Alternativa 2: A prática de João pode ser considerada perturbação, pois suas brincadeiras atrapalham o desenvolvimento das aulas. As práticas de Paulo são todas consideradas conflitos; e a prática de Luís, de quebrar as lixeiras, é considerada perturbação escolar. Alternativa 3: A prática de João pode ser considerada conflito, pois suas brincadeiras atrapalham o fluir das aulas e ele obedece a professora após ser chamado a atenção. As práticas de Paulo, tanto as brincadeiras quanto as ofensas e ato agressivo são todos considerados conflitos. A prática de Luís é considerada vandalismo porque afeta a estrutura escolar. Alternativa 4: A prática de João pode ser considerada como perturbação, pois suas brincadeiras atrapalham o fluir das aulas conforme o planejamento da professora. As práticas de Paulo se enquadram em duas classificações: brincadeiras que atrapalham o desenvolvimento da aula podem ser consideradas perturbações, enquanto suas ofensas para a professora e ato agressivo de jogar a carteira são consideradas conflitos. Por fim, a prática de Luís é considerada vandalismo porque ocorreu contra a estrutura escolar. Alternativa 5: A prática de João pode ser considerada como perturbação, pois suas brincadeiras atrapalham o fluir das aulas conforme o planejamento da professora. As práticas de Paulo se enquadram em três classificações: brincadeiras que atrapalham o desenvolvimento da aula e podem ser consideradas perturbações, enquanto suas ofensas com a professora podem ser classificadas como conflito e o ato agressivo de jogar a carteira é considerado vandalismo, assim como a prática de Luís de quebrar as lixeiras, pois ocorreu contra a estrutura escolar.
Alternativas
Alternativa 1:
As práticas dos alunos citados não se enquadram em vandalismo, perturbações ou conflitos, pois são considerados resultados de traumas vividos durante a formação de suas personalidades.
Alternativa 2:
A prática de João pode ser considerada perturbação, pois suas brincadeiras atrapalham o desenvolvimento das aulas. As práticas de Paulo são todas consideradas conflitos; e a prática de Luís, de quebrar as lixeiras, é considerada perturbação escolar.
Alternativa 3:
A prática de João pode ser considerada conflito, pois suas brincadeiras atrapalham o fluir das aulas e ele obedece a professora após ser chamado a atenção. As práticas de Paulo, tanto as brincadeiras quanto as ofensas e ato agressivo são todos considerados conflitos. A prática de Luís é considerada vandalismo porque afeta a estrutura escolar.
Alternativa 4:
A prática de João pode ser considerada como perturbação, pois suas brincadeiras atrapalham o fluir das aulas conforme o planejamento da professora. As práticas de Paulo se enquadram em duas classificações: brincadeiras que atrapalham o desenvolvimento da aula podem ser consideradas perturbações, enquanto suas ofensas para a professora e ato agressivo de jogar a carteira são consideradas conflitos. Por fim, a prática de Luís é considerada vandalismo porque ocorreu contra a estrutura escolar.
Alternativa 5:
A prática de João pode ser considerada como perturbação, pois suas brincadeiras atrapalham o fluir das aulas conforme o planejamento da professora. As práticas de Paulo se enquadram em três classificações: brincadeiras que atrapalham o desenvolvimento da aula e podem ser consideradas perturbações, enquanto suas ofensas com a professora podem ser classificadas como conflito e o ato agressivo de jogar a carteira é considerado vandalismo, assim como a prática de Luís de quebrar as lixeiras, pois ocorreu contra a estrutura escolar.
Respostas
respondido por:
5
Alternativa 4 está correta.
Ambos os alunos vem realizando ações que prejudicam o ambiente escolar, seja pertubação, conflito ou vandalismo, podendo existir problemas sociais e de aprendizagem que estimulem essas atividades.
Por isso, estimular a linguagem verbal em sala de aula, assim como a linguagem corporal o educador poderá desenvolver a importância no processo de construção do conhecimento e deve ser utilizada desde a educação infantil.
Para ser mais exato, a linguagem corporal auxilia o aluno na expressão, na formação das linguagens do corpo, podendo ser através da brincadeira, da dança, da atuação ou de elementos que além de contribuir para a comunicação corporal fortalecem os laços de socialização entre os colegas de classe.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás