• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Aline1610s
  • Perguntado 9 anos atrás

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
TEMA: CONTABILIDADE APLICADA
7º SEMESTRE - MATRIZ 2012/1

Respostas

respondido por: firemushroom
3
2estrutura conceitual basica de controladoria Conforme estudado, o planejamento tributário passou a ser uma necessidade básica entre as organizações. Vejamos alguns pontos importantes a serem destacados.
2.1a contoladoria destaca-se em qual importante ação em um planejamento tributário? Em meio à crescente competitividade entre as empresas inseridas no contexto globalizado atual, torna-se imprescindível a busca de meios que minimizem os custos operacionais e agilizem todo o processo organizacional. Para tanto, um dos instrumentos utilizados nos últimos tempos tem sido o planejamento tributário que, como parte da gestão de tributos realizada pela controladoria, visa a diminuição, postergação ou anulação dos altos custos tributários, principalmente através da prática da elisão fiscal. Essa situação de inquietude do contribuinte levou à estruturação daquilo que conceitua-se como planejamento tributário, sendo este uma parte integrante da gestão de tributos. Quanto à gestão de tributos e sua execução pela Controladoria, Padoveze (2003, p. 73) afirma que “apesar do forte componente jurídico, o desenvolvimento desta atividade pela Controladoria impõe-se pela natural tendência de a Contabilidade dispor e utilizar as informações relativas aos impostos”. Assim, entende-se que cabe à Controladoria, dentre outras funções, a de mensurar e analisar o impacto dos tributos no resultado econômico da empresa, procurando identificar alternativas que minimizem, de forma legal, os custos tributários, o que é realizado através do planejamento tributário. Assim, o planejamento tributário pode ser entendido como um processo de busca de conhecimentos e instrumentos eficazes e legais, que visa uma economia de tributos através da exclusão, redução ou postergação do ônus tributário. Um dos principais agentes, senão o maior, que levam à adoção do planejamento tributário é, sem dúvida, a elevada carga tributária. Uma pesquisa realizada pela revista Exame, publicada em sua edição de 5 de setembro de 2001, aponta que a carga tributária média encontrada nos diversos setores de atividade foi de 42,9%. Revela-se ainda que, na distribuição das riquezas geradas pelas empresas, a maior parcela fica com o governo através dos tributos arrecadados (43%), enquanto a remuneração do capital absorve 34% e os gastos com pessoal e encargos atingem 23%.
2.2a controladoria, buscando minimizar o custo de uma empresa, poderá realizar aquisições de novas empresas e novos investimentos e ela destaca-se em qual importante ação em um planejamento tributário? Não há nenhum impedimento para que isto, nada impede isso. De acordo com atualidades muitas empresas compras outras empresas mesmo que ela não lhe dê lucro mas sim ajuda a reduzir o seu custo. Como a Vale faz com as empresas de transporte ferroviário. As empresas de transporte ferroviário não dão lucro, elas dimuem o custo de transporte do minério de ferro para a Vale. Mas só verão esse impacto nas demonstrações consolidadas, para isso será necessário o trabalho de um controlador para analisar este impacto.
2.3a controladoria em uma cisão obterá qual função? Assegurar que as primeiras demonstrações contábeis elaboradas estejam de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como as demonstrações contábeis intermediarias que se refiram a parte do período coberto por essas demonstrações contábeis, Essas demonstrações devem conter informações que: Proporcionem um ponto de partida adequado para a contabilidade de acordo com as novas práticas contábeis adotadas no Brasil; Sejam transparente para os usuários; Possam ser geradas a um custo que não supere os benefícios para os usuários. (CPC 13, 2008). Com isso torna-se essencial o acompanhamento e entendimento
Anexos:
Perguntas similares