Respostas
A bomba de sódio e potássio ocorre em todas as células do corpo, sendo considerada um tipo de transporte ativo que ocorre devido às diferenças de concentrações dos íons Na+ e K+ dentro e fora da célula.
Para efetuar tal mecanismo, a célula utiliza energia vinda do ATP, estando diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos.
A fibra muscular estriada é constituída por uma membrana (sarcolema), sarcoplasma (citoplasma), pelas miofibrilas e pelos núcleos subsarcolêmicos. O sarcolema, constitui a membrana que separa o meio interno rico em íons K+, e o meio externo, rico em íons Na+. Em sua despolarização, as cargas negativas ficam para fora do sarcolema e as cargas positivas para dentro, sendo despolarizada por qualquer causa química, física ou mecânica capaz de alterar esta disposição. O estímulo representado pelo influxo nervoso é responsável pela produção de acetilcolina na placa motora; a acetilcolina despolariza a membrana sarcolêmica e, ao atingir um certo limiar forma-se uma onda de despolarização que se propaga pela fibra muscular, provocando a contração gerada pelas miofibrilas.
Espero ter ajudado.