Releia os textos sobre a revolução puritana, o absolutismo"decapitado" e a revolução gloriosa. Com base nessas referências históricas, escreva um pequeno texto explicando cada um dos sete momentos da história inglesa retratado a seguir.
Respostas
A Revolução Puritana foi reação ao desejo de poder absoluto da dinastia Stuart de inutilizar o parlamento inglês, que constava na Carta Magna desde 1215, sendo que em 1625 o rei Carlos I dissolveu o parlamento inglês e foi gerando uma insatisfação gradativa
Isso gerou a Revolução Puritana que estourou em 1640 onde o rei convocou o parlamento, mas não foi suficiente, pois o parlamento quis manter o controle sobre o exército e negou que ele fosse reconquistar a Irlanda à pedido do rei.
Oliver Cromwell criou o exército moderno inglês e combateu os 20 mil soldados do rei Carlos I, vencendo-os. O rei foi preso em 1645 e posteriormente decapitado, então instituída a República, onde ele deteve poder absoluto e impulsionou o liberalismo econômico na Inglaterra.
Com sua morte, o filho de Cromwell foi destituído e a monarquia voltou a reinar. Com a retomada da monarquia e ascensão de Carlos II com o apoio do rei da França Luís XIV.
A Revolução Gloriosa explode no reinado de Jaime II que buscou instaurar o absolutismo na Inglaterra e o parlamento então começou a buscar formas para depô-lo.
Como a filha do rei era casada com Guilherme de Orange, rei dos Países Baixos, ele queria ver sua esposa rainha e seu filho dono do trono da Inglaterra.
Em 1688 ele invade a Inglaterra e a Revolução Gloriosa começa na prática, ocorrendo pequenos combates, sendo predominantemente pacífica, sendo que Jaime II fugiu para a França.
Então Guilherme e sua espoa são declarados reis pelo Parlamento, sendo que em troca ele apoia a validade das leis desse Parlamento, que não puderam mais ser alteradas pelo rei.
Foi assim que a Monarquia Parlamentarista Inglesa nasceu e prosperou até os dias de hoje.
Abraços!