Respostas
O que é mercantilismo? Em resumo o mercantilismo é o nome dado ao conjunto de medidas econômicas que as nações europeias tomaram entre os séculos XV e XVIII.
Características do Mercantilismo:
São características do mercantilismo a intervenção na economia, a busca por acumular capitais e o estabelecimento de monopólios. Os três principais tipos foram o Bulionismo (desenvolvido na Espanha), o Mercantilismo Comercial (desenvolvido na Inglaterra) e o Colbertismo (desenvolvido na França).
Intervenção Estatal:
O mercantilismo, que por vezes é chamado de Pré-capitalismo, se diferencia do Capitalismo, acima de tudo, por ser um sistema de forte intervenção estatal. Não só o Estado tinha as suas próprias empresas, não-privadas, como estabelecia acordos com a alta burguesia e tomava medidas extremamente protecionistas, visando proteger a indústria nacional. Foi, por conta destas características, criticados pelos liberais.
Metalismo:
O metalismo foi uma das características do Mercantilismo. Consistia na tentativa de acumular a maior reserva possível de metais preciosos - ouro e prata -, recursos que eram vistos como uma garantia da saúde da economia nacional. Estes metais preciosos eram usados, na época, como moeda que valia nos mercados do mundo inteiro, de modo que os países que controlavam minas destes metais se tornaram ricos.
Colonialismo:
Outra característica do mercantilismo, o colonialismo foi o estabelecimento de assentamentos permanentes pelas nações europeias nas Américas, na África e na Ásia. As colônias ficavam, então, submetidas a um regime de monopólio com as suas metrópoles, devendo exportar tudo para elas e comprar somente delas, o que criava uma situação econômica que era extremamente vantajosa para a metrópole e prejudicial, após determinado grau de investimento, para a colônia.
Um resumo sobre o mercantilismo está disponível em:
https://brainly.com.br/tarefa/1490991