Respostas
O que é sujeito?
O sujeito é um termo considerado essencial na oração, sendo normalmente responsável pela realização ou sofrimento de um estado.
O sujeito é o termo com o qual o verbo concorda; algo ou alguém que transmite informação enquanto que a informação em si é o predicado.
Carlos viu o belo céu azul. “Carlos” é o sujeito, “viu” é o verbo e “belo céu azul” é o predicado, também chamado de complemento.
Sujeito simples e composto
Essa divisão é uma forma de classificação do sujeito. O sujeito simples é quando a oração apresenta apenas um núcleo que se liga diretamente ao verbo. Exemplo: o carro estava vazio. Note que há apenas um núcleo.
Sujeito composto é quando ocorre um ou mais núcleos que se ligam diretamente ao verbo. Exemplo: Yoga e meditação são ótimas atividades recreativas. As palavras “yoga” e “meditação” são os dois núcleos antes do verbo “ser”.
Sujeito elíptico, oculto, subentendido ou desinencial
É aquele que não se encontra expresso durante a oração, porém pode ser encontrado facilmente por meio da desinência do verbo.
- Larguei a bicicleta.
Analisando, quem largou a bicicleta? Eu! Ou seja, então “eu” é o sujeito desinencial, oculto, elíptico... todos esses termos tratam do mesmo tipo de sujeito, mais conhecido como oculto.
Sujeito determinado e indeterminado
O sujeito é determinado quando pode ser reconhecido gramaticalmente dentro de uma oração, seja simples ou composto e até mesmo o sujeito oculto.
Sujeito indeterminado é aquele que não pode ser identificado na oração porque não existe nenhuma informação sobre ele no predicado.
Exemplo: disseram que você é bom jogador. – Quem disse? Não há como saber.
Estão procurando por você. – Quem? Não há a informação no predicado.
Oração sem sujeito
A oração sem sujeito ocorre quando a informação contida no predicado não faz referência a nenhum sujeito.
Exemplo: choveu aquela noite. – o predicado “chuva” não é sujeito.
Confira as principais regras ortográfica:
https://brainly.com.br/tarefa/20622318
Resposta:Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. Antes de partirmos para a explicação sobre cada um deles, vamos falar um pouco sobre o núcleo do sujeito.
Explicação: