Respostas
A alotropia ocorre quando um elemento químico consegue gerar duas ou mais substâncias simples e diferentes. Ressalta-se que uma substância simples são aquelas formadas por átomos do mesmo elemento químico.
Formas alotrópicas
A alotropia pode se dá de diferentes formas, seja pela diferença no número de átomos ou pela diferença da estrutura das moléculas. Como exemplos de formas alotrópicas, temos:
- Alotropia do oxigênio
O oxigênio é um dos clássicos exemplo de elementos com propriedades alotrópicas. O oxigênio consegue formar duas substâncias simples diferentes: o gás ozônio (O3) e o gás oxigênio (O2).
Com apenas um átomo de diferença, podem ser criadas duas substâncias completamente diferentes. O oxigênio é essencial para a vida na Terra e o gás ozônio atua nos protegendo dos raios ultravioletas.
- Alotropia do carbono
O carbono é outro exemplo de elemento alotrópico, pois cria o diamante e o grafite. A diferença entre as substâncias se dá na sua composição química é o número de carbonos, que é indeterminado nas duas substâncias, e na estrutura destes, visto que no diamante os carbonos são ligados a outros átomos de carbono, já no grafite o carbono é ligado apenas a outros três.
- Alotropia do enxofre
A alotropia do enxofre é bem interessante. Podemos falar sobre o enxofre monocíclico e o enxofre rômbico, que possuem a mesma fórmula (S8), mas se organizam de forma diferente, criando, assim, substâncias diferentes.
Resposta:
A Alatropia resulta de duas situações:
1° Refere-se a quantidade de átomos presentes nas moléculas
2° Refere-se ao arranjo da sua estrutura, ou seja, na forma como os átomos se dispõem geometricamente.
Explicação: