Respostas
O que é prófase?
A prófase é a primeira fase da divisão celular mitótica e meiótica. Entretanto, a prófase I meiótica é dividida em cinco subfases, que são leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Mitose
A mitose é o processo de divisão celular cujo objetivo é formar duas células somáticas idênticas a partir de uma. Assim, a mitose mantém o número de cromossomos nas células-filha, visto que estes são duplicados antes de se dividirem.
Este é um processo que ocorre em quase todas as células do corpo e é de extrema importância para a renovação celular e crescimento do organismo.
Meiose
A meiose também é um processo de divisão celular, mas, diferente da mitose, produz quatro células-filhas haploides que contém metade do número de cromossomos da célula somática.
O processo de meiose se dá através de duas etapas da divisão celular, chamadas de meiose I e meiose II. A meiose I é chamada de etapa reducional pois a quantidade de cromossomos cai pela metade, já a meiose II leva o nome de etapa equacional, visto que a quantidade de cromossomos se mantém a mesma.
É interessante notar que a prófase I da meiose I é bem complexa, pois possui cinco fases. São elas:
- Leptóteno: os cromossomos começam a se condensar;
- Zigóteno: cromossomos homólogos se tornam próximos;
- Paquíteno: ocorre o crossing-over, isto é, há uma troca de genes entre os cromossomos;
- Diplóteno: os cromossomos se separam;
- Diacinese: a carioteca some e os cromossomos se separam totalmente.
Em seguida, a célula sofre metáfase (cromossomos se alinham no plano equatorial), anáfase (os cromossomos homólogos se separam e vão para os planos opostos, sendo mantidos juntos pelo centrômero) e telófase, onde a carioteca é reconstituída e os cromossomos se desespiralizam.
A meiose II é similar ao processo de mitose.