Respostas
Tanto o realismo quanto o naturalismo são reflexo de uma sociedade que se transformava, através da ascensão burguesa e do desenvolvimento capitalista. Exaltavam-se liberdades e posturas críticas, a ciência se colocava como marco.
O realismo foi um movimento artístico e literário que se opôs ao romantismo, indicando que o mundo não é apenas sentimental, como os românticos procuravam expressar, mas também duro, e deve ser criticado.
No final você vai encontrar links para questões sobre naturalismo.
O Naturalismo como uma particularização do Realismo
Naturalismo: Contexto Histórico
O naturalismo no mundo desenvolve-se desde a década de 1860, com os textos de Émile Zola. No mesmo sentido e contexto do realismo, procura descrever o homem em suas fraquezas morais, exaltar a natureza e apontar para temas antes proibidos, como sexualidade e críticas sociais.
É, portanto, uma particularização do realismo, se apegando aos aspectos de ordem fisiológica, mostrando os instintos e lendo a humanidade de forma determinista.
Prosa naturalista
Na prosa naturalista havia uma busca por exaltar os modelos científicos, reduzindo o homem ao seu tipo biológico, demonstrando suas debilidades morais e sua fraqueza ética.
Naturalismo no Brasil
Naturalismo e Literatura
No Brasil foi Aluísio de Azevedo, com O Mulato, que inaugura o naturalismo, em 1881. Tem por características uma linguagem dura e científica, detalhada. Exalta os instintos nos seus personagens.
Outros naturalistas brasileiros foram: Adolfo Caminha e Inglês de SOusa.
Para acessar exercícios sobre naturalismo:
https://brainly.com.br/tarefa/3172611
https://brainly.com.br/tarefa/20084776
https://brainly.com.br/tarefa/19892396
Em anexo, Aluísio de Azevedo.