Respostas
O período democrático no Brasil foi quando todo povo foram as urnas dando vitoria a Dutra,que Governou o Brasil
A democracia no Brasil tem uma história controversa: não há democracia plena na ocasião da Proclamação da República, só havendo, por exemplo, voto secreto a partir de 1930, e não há democracia ininterrupta a partir de então.
São períodos democráticos na nossa história o período que vai de 1930 a 1937, de 1945 a 1964 e de 1985 até os nossos dias atuais. No período entre 1945 e 1964 o Brasil viveu uma experiência democrática especial, que recebe o nome de República Populista.
A República Populista: de Dutra à JK.
O general Eurico Gaspar Dutra chega ao poder por meio de um golpe militar "branco" - sem violência ou resistência - pondo fim ao Estado Novo, a ditadura mais sanguinária, em números brutos, de nossa história. Começa, aí, um período em que as estruturas democráticas brasileiras funcionaram razoavelmente bem - praticamente todos podiam votar e as eleições eram limpas - e em que o Brasil desenvolveu-se bastante.
Destaca-se, neste período, a presidência de JK, que governou de 1956 a 1961, tendo, por um lado, sido um período de grande crescimento econômico e, por outro, considerável aumento da dívida externa.
Partido Comunista Brasileiro:
O PCB, que havia sido proibido por Vargas, reabilitado por Dutra e novamente proibido, era uma força ideológica importante no país: a questão da reforma agrária e a defesa dos direitos dos trabalhadores, no auge da Guerra Fria e em um período em que a União Soviética estava em plena ascensão econômica, eram questões que movimentavam o ideário nacional, de modo que o Partido Comunista tinha um número não inexpressivo de adeptos.
Movimentações Sociais e Manifestações Públicas:
Foram exemplos de movimentações sociais e manifestações públicas do período o Queremismo, movimento que pedia a volta de Getúlio Vargas ao poder, e a Marcha da família com Deus pela liberdade, que pediu que os militares realizassem um Golpe de Estado que expulsasse do poder João Goulart, apontado pelos mais conservadores como um comunista.
Algumas atividades sobre o Brasil de 1945 a 1964:
https://brainly.com.br/tarefa/12049930
https://brainly.com.br/tarefa/5890309
Exercício sobre as Repúblicas da UNICAMP:
4. (Unicamp 2011) Vinte anos depois da promulgação da Constituição de 1988, é difícil imaginar como um país com graves problemas econômicos e recém-saído de uma longa ditadura militar foi capaz de escrever seu futuro numa Constituição que foi chamada de “Constituição Cidadã”.
(Adaptado de Ricardo Amaral, “Memórias da última batalha ideológica”.)
a) Por quais razões a Constituição de 1988 foi apelidada “Constituição Cidadã”?
b) Quais eram os “graves problemas econômicos” que afetavam o Brasil no contexto de transição da ditadura militar para o regime democrático?
Mais sobre Dutra em:
https://brainly.com.br/tarefa/18219858