Respostas
Amidas são compostos orgânicos que possuem um grupo carbonila ligado a um átomo de nitrogênio que está ligado a dois átomos de hidrogênio. Ressalta-se que um grupo carbonila é uma ligação dupla entre um carbono com o oxigênio.
Classificação das amidas
Levando em consideração o número de radicais acila, isto é R-CO-, que estão ligados ao nitrogênio, as amidas podem ser classificadas em:
- Amida primária: existe apenas um grupo acila que se liga ao nitrogênio.
- Amida secundária: há dois grupos acila conectados ao nitrogênio.
- Amida terciária: existem três grupos de acila ligados ao átomo de nitrogênio.
Nomenclatura das amidas
Existe uma fórmula básica que devemos usar quando queremos nomear uma amida: prefixo + infixo + amida
Nesta fórmula, o prefixo será derivado do número de carbonos existentes na cadeia e o infixo será derivado das ligações entre estes carbonos.
Entretanto, é importante notar que caso exista ramificação na amida, no prefixo deverá vir identificado o nome e a posição do radical. Se a amida for secundária ou terciária, deve-se colocar a letra N- antes do radical, de forma que seja possível identificar que o radical está substituindo o nitrogênio amídico.
Como as amidas são obtidas?
Comumente não se encontra amida no meio ambiente, mas como são necessárias para a produção de alguns itens industriais, são produzidas em laboratórios seja por meio de reações de ácidos carboxílicos com a amônia ou com amidas primárias ou secundárias, ou ainda por meio das reações da amônia e amidas substituídas com haletos de ácidos carboxílicos.
Exemplos de amidas
Como exemplos de amidas importantes, podemos citar a ureia que é bastante usada na geração de adubos e explosivos, e os barbitúricos, importantes medicamentos que atuam no sistema nervoso central combatendo a ansiedade e a insônia.