Respostas
Carboidratos são moléculas orgânicas encontradas em alimentos como pães, frutas, massas e diversos outros, e desempenham diversas funções nos organismos vivos sejam elas energéticas ou estruturais.
Exemplo de funções energéticas são o reservatórios energéticos dos animais (glicogênio) e das plantas (Celulose).
Exemplo de funções estruturais são a parede celular das plantas formada de celulose e o exoesqueleto de insertos formado de quitina
O que é carboidrato?
O carboidrato é um macronutriente que fornece energia ao organismo, visto que ao ser absorvido é quebrado em glicose, a principal fonte de energia do organismo.
Composto por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono, a fórmula geral do carboidrato é . Entretanto, ressalta-se que os carboidratos podem ter em sua composição grupos aldeídos, nitrogênio, enxofre e fósforo.
Os carboidratos são divididos em três classes:
- Monossacarídeos: são as menores unidades dos carboidratos, possuindo cerca de 2 a 7 carbonos;
- Oligossacarídeos: são constituídos por 2 até 20 monossacarídeos e sua denominação varia conforme a quantidade de monômeros existe e sua estrutura.
- Polissacarídeos: possuem mais de 20 monômeros.
Exemplos de carboidratos
Como exemplo de monossacarídeo, podemos citar a glicose. Entre os oligossacarídeos, temos a sacarose e a lactose e entre os polissacarídeos, cita-se o glicogênio e a celulose.
Função dos carboidratos
A função dos carboidratos é energética e estrutural. Isto é, existem carboidratos que são armazenados sob a forma de amido ou glicogênio nos organismos para posteriormente serem quebrados em glicose, fornecendo energia ao organismo.
A celulose e a quitina são exemplos de carboidratos estruturais, pois compõem a parede celular de plantas e o exoesqueleto de alguns artrópodes.
Carboidratos simples
Os carboidratos simples são aqueles absorvidos pelo organismo com rapidez, gerando um pico glicêmico, que é reduzido posteriormente. Enquanto uma quantidade é usada como energia, a outra é estocada.
Carboidratos de alto índice glicêmico.
Os carboidratos de alto índice glicêmico são aqueles que aumentam a glicemia de forma muito rápida, o que pode acarretar em problemas de saúde quando consumidos de forma inadequada.
São exemplos de carboidratos de alto índice glicêmico o cereal matinal de milho e a tapioca.