Respostas
O que são batimentos cardíacos e pressão?
Batimentos cardíacos são as contrações realizadas pelo coração quando este ejeta o sangue para todas as partes do corpo. Em um adulto saudável, em repouso, o coração bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto, mas isto pode variar de acordo com exercícios feitos, sono, doenças e ansiedade, por exemplo.
Já a pressão arterial diz respeito à pressão que o sangue faz contra os vasos sanguíneos quando o coração bate. O adulto saudável em repouso possui uma pressão de 120x80mmHg.
Algumas doenças são causadas por alterações nos valores normais da frequência cardíaca (número de batimentos cardíaco por minuto) e da pressão arterial. Exemplos:
- Síndrome da taquicardia postural
Esta síndrome ocorre quando ao se levantar de forma brusca, o volume sanguíneo cai, reduzindo a pressão arterial. A pessoa pode sentir tonturas, batimentos cardíacos acelerados e até desmaiar.
- Taquicardia Sinusal
A taquicardia sinusal é um tipo de arritmia cardíaca, isto é, o coração começa a bater muito rápido, superando os 100 batimentos por minuto. É chamada de "sinusal" porque é gerada por uma elevação da descarga no nó sinusal.
- Taquicardia Ventricular
Outro exemplo de arritmia, a taquicardia ventricular se trata de uma aceleração dos batimentos cardíacos que se inicia nos ventrículos do coração. Neste tipo de arritmia, os batimentos cardíacos superam a marca de 120 batimentos por minuto.
- Taquicardia Supraventricular
Este tipo de arritmia ocorre quando o impulso elétrico normal do coração sofre algum tipo de interrupção, sendo caracterizada pelo batimento rápido no nó atrioventricular que se mantém no átrio cardíaco.