A partir da epidemiologia, graças a seus métodos quantitativos, é possível a gestão dos sistemas de saúde, propiciando o bom planejamento e acompanhamento de ações que serão utilizadas na melhoria dos serviços e no desenvolvimento dos sistemas de saúde. Na figura a seguir é demonstrada a distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2018 por sexo, desconsiderando o câncer de pele não melanoma*.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as informações presentes na figura.
a.
Cânceres de localização primária nos órgãos exclusivos do sexo masculino estarão em maior número do que os cânceres relacionados aos órgãos exclusivos do sexo feminino.
b.
As leucemias acometerão um número maior de homens durante a infância do que mulheres na mesma faixa etária.
c.
Os cânceres de localização primária das vias respiratórias terão maior prevalência no sexo masculino, por conta do maior índice de tabagismo nessa população.
d. Estima-se que haverão mais casos de mulheres do que de homens com câncer no ano de 2018 no Brasil.
e.
Cânceres do Sistema Nervoso Central acometerão mais indivíduos do sexo masculino que do feminino.
Respostas
respondido por:
13
A alternativa correta é a c. Os cânceres de localização primária das vias respiratórias terão maior prevalência no sexo masculino, por conta do maior índice de tabagismo nessa população.
Para o Brasil, estimam-se 18.740 casos novos de câncer de pulmão entre homens e de 12.530 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 18,16 casos novos a cada 100 mil homens, sendo o segundo tumor mais frequente; e com um risco estimado de 11,81 para cada 100 mil mulheres, ocupando a quarta posição.
Espero ter ajudado.
37tatianegarcia:
errada
respondido por:
68
CORRETO é: Cânceres do Sistema Nervoso Central acometerão mais indivíduos do sexo masculino que do feminino.
Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás