Alguns vocábulos (nomes) da língua portuguesa estabelecem, entre si e o termo regido por eles, uma relação por meio de uma preposição, fenômeno ao qual denominamos regência nominal. Com base nas regras que regem esse uso, analise as asserções a seguir e as classifique considerando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
I. Na frase “A população fez uma manifestação contra as mudanças no direitos trabalhistas.”, a preposição “contra” poderia ser substituída pela preposição “a”, a qual se juntaria com o artigo pluralizado “as”, sem alterar o sentido.
II. O adjetivo “apto” exige as preposições “a” ou “para” entre ele e seu complemento, para ter seu sentido completo. Assim, de acordo com o objetivo, o autor pode escrever tanto “Estou apto ao trabalho” ou “Estou apto para o trabalho”.
III. Na frase “Acredite! Tudo o que está passando será benéfico a você.”, a preposição “a” é regida pelo adjetivo “benéfico”, mas poderia ser substituída pela preposição “com”, conforme as regras da gramática tradicional, sem alteração de sentido.
IV. Nas frases “a) Ele foi o último a chegar” e “b) Ele foi o último em sua categoria”, tem-se dois usos corretos de regência do adjetivo “último”, no entanto, se as preposições fossem invertidas (“a” na frase “b” e “em” na frase “a”), a regência estaria errada.
As asserções I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
33
As asserções I, II, III e IV são, respectivamente:
F - V - F - V
Explicação:
I. Falso - O substantivo "manifestação" rege apenas a preposição "contra". A preposição "a" não poderia substituí-la sem alterar o sentido da frase.
II. Verdadeiro - Tanto a preposição "a" quanto a preposição "para" podem ser usadas após o adjetivo "apto".
III. Falso - A preposição "a" poderia ser substituída pela preposição "para" sem alterar o sentido da frase ("Tudo o que está passando será benéfico para você").
IV. Verdadeiro - Se trocarmos "a" por "em", e vice-versa, a regência nominal fica errada. Veja:
"Ele foi o último em chegar.” e “Ele foi o último a sua categoria."
jherryett:
Obrigada!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás