Vamos relembrar algumas regras de colocação pronominal, conforme Mamede (2017): I - os pronomes do Caso Oblíquo exercem a função sintática de complementos da oração (objeto direto, objeto indireto e complemento nominal), logo não podem ser empregados como sujeito da oração; II - os pronomes pessoais designam as pessoas do discurso, os pronomes pessoais do Caso Reto exercem a função sintática de sujeito da oração, portanto não podem ser empregados como complementos da oração. A partir dessas regras, assinale a alternativa que apresenta a colocação pronominal de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Nossa, o que eu faço? O Bruno trouxe um bolo para mim comer. Mas não posso quebrar minha dieta. Não sei o que fazer! Me deixa sossegada! Não quero participar dessa confraternização. Para de se preocupar comigo! Amiga, tenho certeza de que o Jorge irá comigo, pois convidei ele para festa. Se não for, ficarei muito decepcionada. Maria devolveu o livro à biblioteca e, por isso, você poderá pegá-lo, ainda hoje, para fazer a pesquisa. Aproveite a oportunidade! Encontrei ela passeando no shopping como se nada tivesse acontecido. Aquela garota é mesmo "sem noção", não tem juízo nenhum.
Respostas
Item correto:
Maria devolveu o livro à biblioteca e, por isso, você poderá pegá-lo, ainda hoje, para fazer a pesquisa. Aproveite a oportunidade!
Destacarei o erro dos outros itens:
Nossa, o que eu faço? O Bruno trouxe um bolo para mim comer. Mas não posso quebrar minha dieta. Não sei o que fazer!
> "Mim" não pode ser sujeito. Então, o correto é "para eu comer"
Me deixa sossegada! Não quero participar dessa confraternização. Para de se preocupar comigo!
> Não é correto iniciar uma frase com pronome oblíquo.
Amiga, tenho certeza de que o Jorge irá comigo, pois convidei ele para festa. Se não for, ficarei muito decepcionada.
> Pronome reto não pode ser objeto do verbo, apenas sujeito. Então, o correto seria usar o pronome oblíquo "o" (convidei-o).
Encontrei ela passeando no shopping como se nada tivesse acontecido. Aquela garota é mesmo "sem noção", não tem juízo nenhum.
> Pronome reto não pode ser objeto do verbo, apenas sujeito. Então, o correto seria usar o pronome oblíquo "a" (encontrei-a...)
Resposta:
Maria devolveu o livro à biblioteca e, por isso, você poderá pegá-lo.
Explicação:
Corrigido pelo AVA