Respostas
Ideais renascentistas, expansão do império, junto com a ideologia medieval, feudal e conservadora, representada na severa advertência do Velho do Restelo contra os perigos do expansionismo.
• A mitologia pagã, com interferência de várias entidades mitológicas com o ideal cristão de cruzada, já que Camões atribui aos descobrimentos a ampliação do mundo católico.
• O tom épico focalizado nos feitos dos navegadores, guerreiros e heróis, com o tom lírico, com a expressão comovida do amor trágico de Inês de Castro e de suas súplicas ou do temível Adamastor que no final é considerado um pobre amante rejeitado;
• Objetividade que descreve a natureza em conhecimentos geográficos, literários e históricos, com sua subjetividade nas digressões que o poeta faz uma reflexão sobre a vida, sobre a natureza humana e sobre sua condição.
• O ufanismo, orgulho nacionalista de um povo que se orgulha de ter vencido os heróis da Antiguidade.
• O espírito clássico na apropriação de idéias dos modelos de Virgílio e Homero que usava uma sintaxe latina, com acentos maneiristas e antecipações barrocas nas tensões características do barroquismo na visão pessimista além da inclusão de aspectos dolorosos, horrorosos e cruéis.
Olha não sei se esta correto, mas acho melhor vc dar uma pesquisadinha para confirmar... Espero ter ajudado
Com o contexto oq ela diz tera uma boa resposta