Em um silogismo categórico, os enunciados podem se apresentar em quatro formas, que são identificadas com as vogais A, E, I e O. A vogal A é associada com afirmações universais, a vogal E com negações universais, a vogal I com afirmações particulares e a vogal O com negações particulares.
Considere os enunciados "Nenhum homem gentil é ganancioso" e "Todos os economistas são gentis". Esses enunciados são, respectivamente:
Alternativas:
a)
afirmação universal e negação universal.
b)
negação particular e negação universal.
c)
negação universal e afirmação universal.
d)
afirmação particular e negação particular.
e)
afirmação universal e afirmação universal.
2)
As regras de inferências são exemplos de argumentos válidos. Assumem grande importância pois são utilizadas nas demonstrações de teoremas.
Vimos as se
Respostas
Resposta:
Alternativa C: negação universal e afirmação universal.
Explicação passo-a-passo:
Esta questão está relacionada com inferência. Nesse assunto, podemos dividir as sentenças em: afirmação e negação, o qual o significado de cada uma é de fácil entendimento.
Além disso, podemos dividir cada item em outras duas categorias: universal e particular. As sentenças universais são aquelas que se referem ao todo de um grupo, enquanto que a particular se refere a apenas uma pessoa.
Analisando as sentenças, podemos concluir que o primeiro caso é uma negação universal, devido ao uso de "nenhum". Já a segunda frase é uma afirmação universal, devido ao uso de "todos".
Resposta:
Explicação passo-a-passo: Aap2/. ......2019
1...........C
2.........b
3........d
4........c