“Perante a religiosidade cristã dos colonizadores, baseada em um catolicismo fincado na Inquisição e num repúdio a quaisquer outras manifestações religiosas, os africanos, em seu afã por sobrevivência, lançaram mão, consciente ou inconscientemente, de um refinado estratagema para driblar a vigilância de seus senhores e poder professar seus cultos originais”. (Romão, Tito. In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(57.1): 353-381, jan./abr. 2018. p. 359) O processo cultural descrito no texto de Tito Romão pelo qual sobreviveu muitas das manifestações religiosas africanas é conhecido como: A. Endoculturação. B. Globalização cultural. C. Sincretismo Cultural. D. Difusão cultural. E. Diversidade étnica.
Respostas
respondido por:
0
Podemos estabelecer que o processo cultural descrito no texto de Tito Romão pelo qual sobreviveram muitas das manifestações religiosas africanas é conhecido como Endoculturação.
A Endoculturação trata-se de um processo permanente de aprendizagem que começa desde nascimento de uma criança; ou seja, os africanos continuaram a transmitir seus valores e crenças para seus filhos, o que preservou sua cultura.
Letra A.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás