QUESTÃO 6
Os filósofos gregos procuravam explicar a realidade e os fenômenos da natureza a partir de um método dedutivo, que partia do universal para se chegar ao particular, no qual o efeito estava sempre contido na causa. Desenvolveu-se, assim, a chamada Lógica Aristotélica. Essa lógica serviu de base para toda a construção da ciência ocidental por séculos. Entretanto, este modelo de abordagem científica é limitado em vários aspectos.
GRZYBOWSKI, Carlos Tadeu. Introdução à Psicologia: Aplicação Pastoral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
De acordo com o Surgimento De um Novo Modelo de Ciências, avalie as afirmativas.
I. O sistema científico cartesiano exclui a complexidade humana, tornando-se consequentemente limitado.
II. Dentre as situações que colocaram a antiga ciência em xeque, estão: guerras; feminismo; falta de universalidade do sistema psicanalista;
III. O novo paradigma para o estudo psicológico não segue as tendências freudianas lineares, pois reconhece a imprevisibilidade e variabilidade dos sistemas.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I.
Alternativa 2:
I e II.
Alternativa 3:
I, II e III.
Alternativa 4:
II.
Alternativa 5:
II e III.
Respostas
Alternativa II e II está correta.
As teorias psicanalistas em um geral são uma ciência antiga quando pensamos no desenvolvimento de diversos movimentos que colocam em xeque as perspectivas aplicadas.
O racionalismo partia de um pressuposto equivalente, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona.
Podemos observar que Kant foi o filósofo que desenvolveu um caminho que não seguia nem o empirismo de Hume e o racionalismo de Descartes, refletindo diretamente em um conhecimento prévio, que surge sem a necessidade de experiências profundas, explicando que o empirismo está envolvido em crenças enquanto o racionalismo partia de um pressuposto.
minha humilde opinião são as 3!!!!